Comitê da Seca realiza última reunião de 2014 nesta segunda-feira (15)

12 de dezembro de 2014

O Comitê Integrado da Seca do Estado do Ceará realiza nesta segunda-feira (15), a última reunião de 2014. Criado em maio de 2012 pelo Governador Cid Gomes, o colegiado reúne representantes do Estado, União, municípios e representantes dos Sindicatos Rurais e dos movimentos sociais para encaminhar as demandas de obras emergenciais para conviver com a estiagem. Às 9 horas, representantes da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) vão apresentar o balanço das ações de perfuração de poços e da construção de adutoras de montagem rápida. O investimento nessas ações superou os R$ 200 milhões.

 

Em 2014, 600 poços perfurados em áreas urbanas e rurais do Ceará. O número é seis vezes maior do que o registrado em 2007, quando foram perfurados 90 poços. O aumento das perfurações ocorreu, principalmente, pela adoção da nova política de perfuração de poços, implantada em julho deste ano, que determina que toda e qualquer solicitação para perfuração de novos poços deverá vir acompanhada do devido estudo geofísico, medida que reduz a quantidade de perfurações ociosas e superexpostas no enfrentamento da seca.

 

Na ocasião, o secretário do Desenvolvimento Agrário e coordenador do Comitê da Seca, Nelson Martins, também vai apresentar um balanço das ações desenvolvidas pelo colegiado. “Formamos um grupo de trabalho específico para acompanhar as ações ligadas aos recursos hídricos do Estado e vamos divulgar essas ações bem como um plano de trabalho para o Governo Federal e para o Estado”, afirmou.

 

 

Nelson Martins entende que o Comitê vai continuar funcionando em 2015, já que as previsões para os três primeiros meses do ano, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), são de chuvas abaixo da média. “Vamos intensificar as ações que já existem para garantir que o homem do campo continue convivendo com a estiagem”, disse.

 

Serviço:

09 horas – Reunião do Comitê Integrado da Seca
Local: Comando Geral do Corpo de Bombeiros – Rua Oto de Alencar 215 – Jacarecanga

 

12.12.2014

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Mariana Galvão – estagiária de Jornalismo

Twitter: @ImprensaSDA

 

Assessoria de Comunicação da SRH

Leonardo Meireles (leonardo.meireles@srh.ce.gov.br / 85 3101.4022)