Coleta de sangue acontece na Praça do Ferreira nos dias 17 e 18 de dezembro

16 de dezembro de 2014 - 12:07

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realiza coleta de sangue na Praça do Ferreira nestas quarta-feira (17) e quinta-feira (18). A unidade móvel recebe os doadores voluntários de sangue das 08 horas às 16 horas. Até o final do ano, a unidade estará toda semana no Centro da Cidade, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que não tem tempo de se deslocar até o Hemocentro.

 

Final de ano é considerado uma época crítica no que se refere a doação voluntária de sangue, e isso é uma realidade em todos os hemocentros do país. O número de doações cai por causa dos feriados, festas, viagens, ao mesmo tempo em que a demanda aumenta. Neste sentido, o Hemoce lançou no dia 9 de dezembro a Campanha de Natal de 2014, com o intuito de conscientizar e convidar os cidadãos cearenses a realizarem a sua doação neste período. 

 

Hoje, as maiores necessidades do hemocentro são os tipos sanguíneos O POSITIVO e NEGATIVO, mas vale ressaltar a importância de todos os tipos sanguíneos. Com certeza, existe alguém em tratamento nos hospitais precisando da sua ajuda.

 

Para quem não pode doar durante a semana, o Hemoce funciona normalmente durante os finais de semana. As doações podem ser feitas aos sábados no hemocentro coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo), das 8 às 16 horas , e no Posto de Coleta no IJF (Barão do Rio Branco, 1816, Centro), das 13h às 17h30min, e aos domingos no hemocentro coordenador , das 8 às 13 horas , e no Posto de Coleta no IJF, das 13h às 17h30min. 

 

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50kg, apresentar um documento oficial e original com foto.

 

Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.).

 

16.12.2014

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Luiza Dantas (luiza.dantas@hemoce.ce.gov.br / 85 3101.2308)

www.hemoce.ce.gov.br