SDA apresenta coletiva de balanço das ações de 2014

30 de dezembro de 2014 - 18:16

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quarta-feira (31), às 9 horas, o lançamento oficial da quarta edição da Revista Nossa Terra Ceará, publicação institucional da pasta que congrega as principais ações e projetos executados nos últimos quatro anos.

 

Tendo como destaque de capa, o Programa Estadual de Regularização Fundiária, a publicação traz ainda detalhes sobre os Programas Territórios Digitais, os projetos produtivos exitosos nos territórios da cidadania, Água para Todos, Brasil Sem Miséria, o funcionamento da miniusina de Cana de Açúcar de Barbalha, dentre tantos outros.

 

“Olhamos para trás e temos a certeza de que muito foi feito para melhorar a vida dos homens e mulheres que trabalham na zona rural do nosso Estado. A partir de 2015, essas pessoas começam a contar outra história, uma vez que o Estado tomou a decisão política de promover ações que têm influência direta na melhoria da qualidade de vida delas. Decisão acertada”, afirmou o Governador Cid Gomes no editorial da Revista assinado por ele.

 

Nossa Terra conta ainda com uma matéria especial sobre a gestão do futuro governador, Camilo Santana, que em 2007 assumiu a SDA e iniciou a maioria dos programas que está em execução atualmente. “O Governador Camilo Santana certamente vai continuar valorizando a agricultura familiar e as políticas de desenvolvimento agrário, principalmente pela sua formação de engenheiro agrônomo e por ter sido secretário da pasta”, afirmou o secretário Nelson Martins.

 

Balanço das ações

 

Ainda durante a solenidade, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, vai apresentar uma prestação de contas das ações que foram executadas e que estão em andamento. “Os projetos que estão em andamento já têm recursos garantidos para a sua execução em 2015, citando como o exemplo o Projeto São José III e o Projeto Paulo Freire, que vão investir em projetos produtivos. No caso do Paulo Freire, haverá investimento também no desenvolvimento de capacidades, com foco em jovens e mulheres”, afirmou. O secretário Nelson Martins informou que em 2014, a execução orçamentária da SDA superou os R$ 424,8 milhões.

 

Ainda para 2015, a SDA tem recursos garantidos através de parcerias com os Ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a execução do Programa de Cisternas e para o Programa Água para Todos, que vai construir novos sistemas de abastecimento d’água e cisternas de polietileno.

 

Novo secretário

 

O Governador Eleito, Camilo Santana, confirmou o nome do deputado estadual e ex-prefeito do município de Icapuí, Dedé Teixeira, como novo secretário do Desenvolvimento Agrário a partir de primeiro de janeiro.

 

Teixeira assume a pasta após dois mandatos como deputado estadual e três como prefeito de Icapuí, no Litoral Leste, quando conquistou o Prêmio Criança, Paz e Educação concedido pela Unicef. É geógrafo, formado pela Universidade Estadual do Ceará (UFC).

 

O secretário Nelson Martins assumirá, em primeiro de janeiro, a Controladoria Geral do Estado.

 

30.12.2014

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Mariana Galvão – estagiária de Jornalismo
mariana.galvao@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA