Nicolle Barbosa assume o Cede e recebe delegação chinesa

2 de janeiro de 2015 - 20:27

A nova Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Nicolle Barbosa, empossada ontem pelo Governador Camilo Santana, iniciou oficialmente nesta sexta (02) os trabalhos à frente da pasta, que em breve será transformada em Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

 

Nicolle conheceu a estrutura do Cede e da vinculada Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e recebeu uma delegação da China. A comitiva chinesa veio ao Ceará com o intuito de estreitar laços e fortalecer relações comerciais e de cooperação.

 

Na ocasião, o Presidente da Adece, Roberto Smith fez uma apresentação sobre a realidade socioeconômica do estado. Foram elencados os principais investimentos realizados pelo Governo, como ações em infraestrutura, educação, logística e recursos hídricos. A localização privilegiada do Ceará e os grandes empreendimentos atraídos nos últimos anos foram destacados.

 

Chen Hua, membro permanente do Partido Comunista da China (autoridade local) na província de Fujian fez uma apresentação e destacou a parceria entre seu território e o estado cearense, que mantém um Protocolo de Amizade desde 2001. Dentre as principais potencialidades econômicas da região estão investimentos no setor têxtil, autopeças, pescados, equipamentos digitais e na área de mineração. Em 2014, os investimentos de Fujian no exterior quadruplicaram, num esforço do governo chinês de estimular o intercâmbio comercial e econômico de suas províncias.

 

A Secretária Nicolle Barbosa agradeceu a visita da Delegação e enfatizou a importância da relação com a China, principalmente pelo alto grau de crescimento do país nos últimos anos. Identificando-se como oriunda do setor privado e pela primeira vez enfrentando o desafio de gestão num órgão público, Nicolle destacou que pretende implementar celeridade nas ações e oferecer no estado o ambiente necessário para o desenvolvimento de negócios e fortalecimento das relações de comércio exterior. Dentre os encaminhamentos do encontro está a retomada de relações para fortalecer as parcerias entre o Ceará e a localidade asiática.

 

Fujian é uma província com cerca de 36 milhões de habitantes, num território de 121 mil quilômetros quadrados, localizada no leste do país, sendo banhada parcialmente pelo mar da China. Também participaram da reunião o Cônsul-Geral da China em Recife, Wang Xian, o ex-presidente do Cede, Gotardo Gurgel, o diretor de atração de investimentos da Adece, Cláudio Frota, o economista Cláudio Ferreira Lima, o empresário, Marcus Vinicius Saraiva, além de técnicos da comitiva chinesa.

 

Perfil da Secretária

Nicolle Barbosa estudou Direito e Administração de Empresas. Líder empresarial, foi diretora e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Ceará (Sindigráfica) entre os anos de 2005 e 2010, diretora e presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) entre os anos de 2010 e 2014. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Ceará (Abigraf/CE) e vice-presidente do Sindigráfica.

 

02.01.2015

Paulo Sombra
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)
85 3444.2907 9909.3843