Lacen recebe acreditação pela qualidade dos serviços

5 de janeiro de 2015 - 16:58

Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, que é referência para a confirmação e diagnóstico da dengue e ainda da febre Chikungunya para toda a Região Nordeste, acaba de receber reconhecimento pela qualidade dos serviços. Foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, entidade sem fins lucrativos que certifica os serviços de saúde no Brasil. Para o diretor do Lacen, Ricardo Carvalho, a certificação comprova o compromisso da instituição para com os usuários. “A proposta desta metodologia é a promoção da qualidade de vida dos cidadãos através da implantação e desenvolvimento de sistemas de gestão, garantindo assim a qualidade dos serviços prestados, a fim de satisfazer as expectativas e necessidades de nossos usuários”, afirma.

 

O Lacen foi a primeira instituição de administração direta do Estado que se propôs a aderir ao processo de certificação da ONA, que tem como objetivo promover o desenvolvimento e a implantação de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Permite, dessa forma o aprimoramento contínuo da atenção para garantir a qualidade na assistência à saúde da população em todas as Organizações Prestadoras de Serviços (OPSS) do País. No Estado, além do Lacen receberam certificação da ONA o Hospital Regional do Cariri, construído pelo governo Cid Gomes e em funcionamento há três anos e meio em Juazeiro do Norte.

 

Acreditado, o Lacen tem importantes conquistas: utilização nacional dos recursos humanos e financeiros, transferência de tecnologia através da qualificação da equipe do projeto para a manutenção da certificação após a conclusão do projeto, construção de uma equipe de identificação e implementação de melhorias nos processos e serviços prestados, segurança para os usuários e profissionais da instituição e qualidade no atendimento.

 

 

05.01.2014

Assessoria de Imprensa do Lacen/ IPC/ CIDH
Suzana de Araújo Mont’Alverne (85 3101.1488 / 8768.0618)