Secretaria da Segurança esclarece prisão de turista carioca

6 de janeiro de 2015 - 11:24

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará realizou na sede do órgão coletiva para esclarecer a prisão da carioca Mirian França de Melo (31), suspeita de envolvimento na morte da italiana Gaia Bárbara Molinari (29). Estiveram presentes o secretário da SSPDS, Delci Teixeira; o Delegado Geral da Polícia Civil (PCCE), Andrade Júnior; o Perito Geral da Perícia Forense (Pefoce), Maximiano Chaves e a delegada Patrícia Bezerra, adjunta da Delegacia de Proteção ao Turista e responsável pelas investigações.

 

Na oportunidade, o secretário da SSPDS, Delci Carlos Teixeira, informou que foi estabelecido um contato com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado Rio de Janeiro, por meio da qual estava sendo intermediado contato entre Mirian e a sua mãe, nesta segunda-feira (05). “Foi combinado que a mãe dela nesta segunda-feira, às 11 horas, para a Secretaria de Direitos Humanos do Rio, para que pudesse, de lá, fazer um telefonema e ela conversar com a filha. A mãe acabou não comparecendo porque, coincidentemente, nesse mesmo horário o advogado (constituído pela família no Rio de Janeiro) chamou a imprensa para uma coletiva”, explicou o secretário.

 

Em seguida, a delegada Patrícia Bezerra comentou sobre as alegações de que a Mirian não poderia se comunicar com a família. A delegada informou que no dia em que o mandado de prisão foi cumprido, Mirian teve o direito de fazer um telefonema. Ainda de acordo com a delegada, Mirian, que teve o celular apreendido, pediu para verificar dois nomes da agenda, de um amigo e da orientadora do seu doutorado. “Ela não quis falar com a mãe e a Polícia Judiciária não tem gerência para quem a presa vai telefonar ou não”, declarou.

 

Patrícia Bezerra também falou sobre a prisão da carioca. “Ela se encontra presa por força de um mandado de prisão temporária. Está recolhida da Delegacia de Capturas, em uma cela separada dos demais presos, nos exatos termos do que determina a legislação brasileira, com todos os seus direitos sendo integralmente respeitados.”

 

Em relação às investigações, as autoridades policiais informaram que cerca de 15 pessoas já prestaram depoimentos e que foram realizadas acareações, nas quais Mirian caiu em contradição. A delegada disse ainda que novas diligências serão realizadas na localidade de Jericoacoara e que poderá ser realizada uma reprodução simulada do crime.

 

O Perito Geral Maximiano Chaves informou que os exames de DNA e o toxicológico solicitados pela delegada no corpo da vítima, devem sair até o próximo dia 15.

 

O caso

 

O crime aconteceu no município de Jijoca de Jericoacoara, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Ceará. Desde então, as Polícias Civil e Militar vem realizando diligências no sentido de esclarecer o que ocorreu.

 

O corpo da vítima foi localizado na tarde do último dia 25 em uma localidade conhecida como Serrote, na vila de Jijoca de Jericoacoara, e encaminhado ao núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) no município de Sobral. Os exames lá realizados indicaram a causa da morte como asfixia por estrangulamento. A Pefoce também indicou que não foram encontrados vestígios de sêmen no corpo da italiana.

 

Já a farmacêutica Mirian foi presa em Fortaleza, no dia 29 de dezembro, mesmo dia em que retornaria para o Rio de Janeiro. 

 

A vítima

Gaia Bárbara Molinari chegou a Fortaleza no último dia 16 e estava hospedada em um hostel, localizado no Centro da cidade. Ela viajou até Jericoacoara no último dia 21 e deveria ter retornado no dia 24. O seu corpo foi localizado no dia 25, por volta das 15 horas.

 

06.01.2014

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Kélia Jácome (85 3101.6517 – 8766.0028)