Arce participará de missão na Etiópia

15 de janeiro de 2015 - 11:47

Com o objetivo de apresentar experiências brasileiras em sistemas de saneamento básico no contexto de cidades de pequeno e médio porte, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, por meio da Coordenadoria de Saneamento Básico, participará de missão na Etiópia. A visita acontecerá no intervalo que vai do dia 19 a 23 de janeiro, em Adis Abeba, capital da Etiópia. Trata-se de missão de prospecção a convite do Ministério de Água, Irrigação e Energia do governo etíope, que, com a iniciativa, procura promover uma sinalização de cooperação entre Brasil, Etiópia e o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef.

 

Tudo isso a partir de pontos que versam sobre o saneamento urbano, regulamentação para o abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas urbanas, além da gestão de bacias hidrográficas. O coordenador da área de saneamento básico da Arce, Alceu Galvão, adianta que o convite encaminhado ao ente regulador é apenas o reflexo das boas práticas regulatórias do órgão no Estado do Ceará. “A Arce foi apontada, pelo Governo Federal e pela Unicef, como referência no País, sendo capaz de contribuir com a implantação desta tão relevante função em outros países, daí a participação da Agência nessa missão da Etiópia”, complementa o Galvão,  que já se organiza para viajar.

 

Referida missão nasceu de visita realizada pelo Governo da Etiópia ao Brasil, em setembro de 2014. Do encontro, participaram representantes do Ministério da Água, Irrigação e Energia; do Ministério da Saúde, assim como gestores e técnicos do poder executivo do referido País. Participaram, também, representantes do Unicef e do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido – DFID.

 

Essa primeira visita serviu para trocas de informações preliminares no que se refere ao  setor de saneamento básico do Brasil e  incluiu visitas de campo às cidades de Fortaleza e Sobral, além da contribuição da Arce em pontos que envolvem a regulação e fiscalização dos mencionados serviços. A missão de prospecção, da qual a Agência Cearense fará parte, dá continuidade aos desdobramentos surgidos no primeiro encontro e atende à demanda do Governo da Etiópia.

 

Serviço:
A Etiópia, oficialmente República Democrática Federal da Etiópia, é um país encravado no  Chifre da África, sendo um dos  mais antigos do mundo. É a segunda nação mais populosa da África e a décima maior em área. O país faz fronteira com o Sudão,  e com o Sudão do Sul a oeste, Djibuti e Eritreia ao norte, Somália ao leste, e Quênia ao sul. Sua capital é a cidade de Adis Abeba. Quando o continente africano foi dividido entre as potências europeias na Conferência de Berlim, a Etiópia foi um dos dois únicos países que mantiveram sua independência. (Fonte: Wikipédia).

 

 

14.01.2015

Assessoria de Imprensa – Arce
Angélica Martins
Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br
Fone: (85)3101-1020
Fax: (85)3101-1030