Primeira-dama entrega praças com acessibilidade em Mauriti e Barro

9 de fevereiro de 2015 - 10:14

Os municípios de Mauriti e Barro, na Região do Cariri, receberam neste sábado (07) academias de ginástica de baixo impacto. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, participou da entrega dos equipamentos, que garantem acessibilidade à população, principalmente às pessoas com deficiência e idosos.

 

Fruto de parceria do Estado com o município, as praças Dom Bosco, em Mauriti, e José Alves Feitosa, em Barro, passaram por readequação para atender critérios do Desenho Universal, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os espaços de convivência receberam piso tátil, adequação das rampas de acesso, instalação de equipamentos de ginástica de baixo impacto, kits de lixeira de coleta seletiva e mesas para jogos. Além da compra e instalação dos equipamentos, o Estado também realizou capacitação dos técnicos do município sobre políticas públicas para pessoa idosa.

 

primeira-dama4“É um imenso prazer entregar esse equipamento que vai trazer mais autoestima para as pessoas da terceira idade. Melhorar a saúde no sentido da circulação sanguínea, na questão do equilíbrio. Tudo aquilo que vai trazer benefício para a população cearense estamos apoiando”, disse a primeira-dama. As praças foram contempladas pelo Programa do Ceará Acessível, que dinamiza e articula diversas ações, projetos e programas transversais para a garantia de direitos dos idosos e das pessoas com deficiência. “Lembrando que esse programa foi iniciativa da Maria Célia, ex-primeira-dama do Estado do Ceará. Nós estamos dando continuidade, porque é de grande valor não só para os idosos, mas para toda a população”, completou Onélia.

 

O prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, ressaltou a importância dos novos equipamentos para a população. “A gente tem visto a melhoria da qualidade de vida, em especial dos nossos idosos, que agora têm possibilidade de frequentar a praça com muito mais condições de fazer exercícios físicos, de interagir dentro da comunidade”, disse. Ele ainda reforçou que pretende implantar novos equipamentos na cidade. “Tem sido uma maneira, talvez até revolucionária, por parte do Governo do Estado, de estar implantando esses equipamentos nas diversas praças em todo o Estado do Ceará. Mauriti, graças a Deus, foi contemplada e a gente agora vai expandir através do próprio município esses equipamentos para as demais comunidades e praças”, completou.

 

“Esse equipamento importante que a primeira-dama está nos entregando tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. Fazendo exercícios físicos nesses equipamentos eles vão melhorar as condições de saúde, de condicionamento e melhorar as condições de vida”, pontuou o prefeito de Barro, Francisco Luiz Tavares de Araújo, o Neneca. A aposentada de 97 anos Anália Santana reconheceu os benefícios dos novos equipamentos. “Há tempos que nós estávamos procurando um lazer e agora o lazer está aqui. Foi um investimento para nós, nos distrai. Estamos com maior alegria aqui, renovados. Renovou a nossa idade, viramos criança. Estão mudando o nosso Estado. Antigamente não tinha isso e nós éramos esquecidos. Agora nós temos atividades”, citou a moradora da cidade de Barro.

 

 

Educação

primeira-dama5Onélia participou ainda da formatura de 115 alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado, em Aurora, onde foi patronesse do curso de administração. No evento, foi realizada a primeira colação de grau da escola que começou as atividades em abril de 2012 e conta hoje com cerca de 450 alunos.

 

 

 

 

 

 

09.01.2015

 

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa (deborah.vanessa@gavgov.ce.gov.br  / 85 3101.1568 / 8809.8731)