Projeto Primeiro Passo forma mais 220 jovens

10 de fevereiro de 2015 - 13:36

Novas oportunidades e vida nova se abrem para mais 30 adolescentes internas, de 15 a 18 anos, do Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota (CEABM), unidade de ressocialização de jovens em conflito com a lei da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Nesta terça-feira (10), elas recebem certificados de conclusão dos cursos de formação de Cabeleireiro e de Manicure e Pedicure e ingressam no mercado de trabalho, juntamente com outros 190 jovens da rede pública de ensino, concludentes da 6ª edição do curso de Auxiliar Administrativo com Informática.

 

Os cursos realizados no CEABM foram promovidos pelo Governo do Estado, através da STDS, em parceria com a Organização Barreira Amigo Solidário (OBAS), através do projeto Primeiro Passo na linha de ação Jovem Bolsista. Foram 15 concludentes do curso de Cabeleireiro e outras 15 do curso de Manicure e Pedicure, que tiveram quatro meses de duração cada e carga horária de 268 horas/aula.

 

Das 30 adolescentes participantes, 15 já cumpriram medidas socioeducativas e retornaram às famílias, agora portando o conhecimento necessário para ingressarem no mercado de trabalho formal. A entrega de certificados contará com as presenças do secretário da Pasta, Josbertini Clementino, e do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Francisco Ibiapina

 

Mais formandos

 

Outros 190 jovens da rede pública de ensino recebem certificados de conclusão da 6ª edição do curso de Auxiliar Administrativo com Informática, promovido pela STDS em parceria com a Associação de Estudos e Pesquisa Técnico-Científica (APEC). O curso foi realizado nos laboratórios de informática da Faculdade da Grande Fortaleza, no período de julho a dezembro de 2014.

 

Os participantes foram divididos em oito turmas e tiveram aulas de preparação para o trabalho e empreendedorismo (12h/a), valores humanos, ética e cidadania (8h/a), informática básica (40h/a), português instrumental com Word (40h/a), inglês instrumental aplicado à informática (40 h/a), rotina administrativa-financeira no Excel (40h/a) e sistemas de gestão informatizado (20h/a).

 

Qualificação Cidadã

 

O Primeiro Passo atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. O projeto objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação: Bolsista, Aprendiz e Estagiário.

 

Programação

10.02.15
14 horas – Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota – Travessa Costa Rica, s/n – Antônio Bezerra.
15h30min – Auditório Beni Veras – Faculdade da Grande Fortaleza (FGF) – Avenida Porto Velho, 401 – João XXIII.

 

Mais informações:

Projeto Primeiro Passo 

Telefone: (85) 3101-1559

 

10.02.15

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline