Primeira-dama se reúne com superintendente do IFAN

4 de março de 2015 - 17:43

A primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana, recebeu, em seu Gabinete, nesta quarta-feira (4/3), a superintendente executiva do Instituto da Infância (IFAN) e coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI/CE), Luzia Laffite, para debater políticas públicas que serão executadas em benefício das crianças cearenses.

 

Elas discutiram sobre a implementação de um plano estadual da infância e a criação de pacto realizado entre o Estado e os municípios com metas direcionadas para a infância. Segundo Luzia, o Ifan será parceiro do Estado para estimular as cidades a fazer os planos municipais da Primeira Infância oferecendo apoio técnico, de elaboração e implementação. “Já desenvolvemos vários instrumentos que facilitem a execução. A colaboração do Ifan pode ser também a nível de suporte técnico, de conhecimento em algumas áreas de pesquisa da Primeira Infância, na articulação junto ao Estado e outras organizações”, citou. Ela disse ainda a importância da atuação da REPI/CE junto ao Governo. “A Rede pode atuar muito forte junto ao Estado e se articular junto ao Gabinete da Primeira-Dama para promover essa ação mais efetiva que vai ser feita em prol da primeira infância”, completou.

 

Onélia ressaltou o que está sendo planejado e executado pelo Governo do Estado no campo da Infância como a criação de um Centro de Referência da Infância, que será instalado na Praça Luiza Távora; a elaboração de diagnóstico da situação da infância no Estado; a criação de programa voltado para estimular os municípios a construir creches e a capacitação de profissionais que lidam com as crianças, entre outras ações.

 

04.02.2015

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa ( deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br / 85 3101.1568 – 8809.8731)
Fotos: Ariel Gomes.