A delegada que abre sua sala para a comunidade

8 de março de 2015 - 10:11

A delegada Ana Lúcia Moreira de Almeida (52) começou cedo a carreira na Polícia. Hoje com 30 anos de Polícia Civil, iniciou na profissão como agente investigativa, depois detetive, comissária, e hoje é a delegada responsável pela Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), que abrange os municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Horizonte, Pacajus e Chorozinho.

 

A paixão pela profissão vem de família. O pai da delegada era policial militar, o que acabou contribuindo para que ela e o irmão mais velho tivessem o desejo de seguir carreira na Polícia. O irmão de Ana Lúcia também é delegado no Estado do Ceará.

A delegada se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1988 e, após realização do concurso público para delegado, foi aprovada no Estado da Bahia, onde trabalhou durante quatro meses na delegacia plantonista da cidade de Feira de Santana. Ana Lúcia voltou a Fortaleza, passando a trabalhar na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), e logo depois, assumiu sua primeira titularidade no 5º Distrito Policial (DP) onde atuou por três anos.

 

“Fizemos um excelente trabalho na área do 5º DP (Parangaba) junto à comunidade, ajudando a diminuir o crime na região, conversando com os moradores e recebendo-os para conversas na delegacia”, relata. Em 2010 veio o convite para ser a delegada titular da Delegacia Metropolitana de Eusébio. “Ser titular no Eusébio foi um desafio desde o começo. Eu cheguei com a missão de acabar com uma quadrilha que era bastante atuante no Eusébio e Aquiraz. Com muito trabalho e dedicação, conseguimos chegar a esse resultado”, diz Ana Lúcia.

 

Como titular da Delegacia do Eusébio ela é a responsável pela Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9). A AIS 9 teve uma redução de 17 homicídios nos dois primeiros meses de 2015, segundo a delegada. O trabalho é realizado de forma integrada entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário e Guarda Municipal. “Esse é um trabalho que vem dando muito certo, uma força está sempre ajudando a outra, e eu acho que é por isso que o nosso trabalho está gerando resultados tão positivos”, conta a delegada.

 

Diariamente, Ana Lúcia chega à delegacia às 8 horas e fica até o final do expediente, onde recebe moradores da região durante todo o dia, ou comanda operações na área. “O meu trabalho é tentar trazer mais segurança a população, e é isso que eu tento fazer todos os dias quando chego à delegacia, tento sempre dá o meu melhor para que a violência diminua no nosso Estado”.

 

Sobre ser uma mulher e comandar uma delegacia tão importante para a Região Metropolitana do Estado, a delegada afirma que nunca sofreu nenhum tipo de preconceito e que sempre foi tratada com muito respeito no ambiente de trabalho e fora dele.

 

Fora do trabalho, ela diz que gosta de praticar pilates, dançar e ir ao cinema. “Eu gostaria de ter mais tempo para fazer as coisas que eu gosto. O tempo é curto, mas o que eu não deixo de lado é praticar o pilates e me cuidar”, conta. Vaidosa, ela está sempre bem arrumada, com os cabelos escovados e as unhas feitas.

 

Nome: Ana Lúcia Moreira de Almeida
Estado Civil: Casada (duas filhas e dois netos)
Formação: Direito pela UFC e especialização em Direito Penal e Direito Processual
Atualmente, também ministra aulas na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).
Delegacia em que atua: Delegacia Metropolitana do Eusébio
Hobby: pilates e dançar
Filme: A lista de Schindler
Livro: Sidney Sheldon. “A Ira dos Anjos”
Comida Preferida: bacalhau entre rios

 

 

08.03.2015

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898