CGE comemora Dia Estadual do Ouvidor e 12 anos de criação

30 de março de 2015

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral de Estado (CGE) realizou nesta segunda-feira (30), a solenidade em comemoração aos 12 anos de implantação do Órgão Central de Controle Interno no Estado e ao Dia Estadual do Ouvidor.

O evento homenageou profissionais que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao Sistema de Controle Interno do Estado do Ceará com a Medalha de Reconhecimento pela Contribuição a os ouvidores das setoriais com melhores desempenhos. Segundo o secretário-chefe da CGE, Nelson Martins, os critérios para a escolha dos homenageados foram a agilidade no atendimento e na resposta às demandas apresentadas.

Entre os agraciados, a ouvidora Lissa Aguiar Andrade, que é ouvidora da Secretaria de Justiça e Cidadania. “Sou grata pelo reconhecimento do nosso trabalho, e entendemos que o papel da Ouvidoria é buscar sempre oferecer as respostas de qualidade para o cidadão e atender as demandas que nos chegam”, afirmou.

Desde sua legitimação, a Controladoria e Ouvidoria Geral tem por missão assegurar a adequada aplicação dos recursos públicos, contribuindo para uma gestão ética e transparente e para a oferta de serviços públicos com qualidade.

Dentre os desafios a serem vencidos pelo órgão, cabe destacar a consolidação do controle interno preventivo, a universalização do atendimento em ouvidoria e acesso à informação, a educação para o controle social, o fortalecimento da ética e da transparência e a estruturação e disponibilização de informações estratégicas para a tomada de decisão.

O secretário Nelson Martins destacou que a Ouvidoria do Estado atende pelo telefone 155, através do qual os cidadãos podem apresentar quaisquer demandas e reclamações sobre os serviços prestados pelo Estado do Ceará. “Atualmente o Estado do Ceará conta com uma rede de 65 ouvidores nas várias secretarias e órgãos do Ceará e a Secretaria de Saúde conta com mais 55 ouvidores”, afirmou.

Nelson Martins destaca que a orientação do Governador Camilo Santana é que os atendimentos sejam realizados de forma ágil e que as respostas atendam aos pedidos dos cidadãos no tempo determinado pela Lei de Acesso à Informação.

30.03.2015

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