Paixão de Cristo: Governo do Estado apoia encenações populares em todo o Ceará

1 de abril de 2015

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está apoiando encenações da Paixão de Cristo e outros espetáculos relacionados às tradições da Semana Santa, em todo o Ceará. Cumprindo as diretrizes de democratização, transparência e descentralização no acesso aos recursos públicos para a cultura, os projetos apoiados foram selecionados através do Edital Ceará da Paixão 2015. A iniciativa tem um investimento do Governo/Secult, de R$ 664 mil reais e apoia um total de 40 grupos de todo o Ceará.

 

O valor do recurso disponível pelo edital deste ano foi 6,4% superior à edição 2014. De acordo com a legislação estadual, 50% dos recursos são destinados a projetos do Interior do Estado. O Edital Ceará da Paixão 2015 selecionou ao todo 40 projetos: 16 na categoria “Evento Tradicional Popular”, destinando a cada um R$12.770,00. Já na categoria “Espetáculo Cênico” foram selecionados quatro projetos com R$ 36.170,00 cada, 10 projetos com R$ 17 mil cada e 10 projetos com R$ 14.450,00 cada. A lista dos contemplados pode ser conferida no site da Secretaria: www.secult.ce.gov.br.

 

A participação de proponentes de todo o Estado no Edital Ceará da Paixão 2015 foi recorde. Foram 177 projetos inscritos, destacando a alta demanda e a receptividade ao novo edital. Anteriormente, o maior número de inscrições havia sido registrado na edição 2013 do edital, para o qual houve 136 inscrições.

 

O lançamento do Edital Ceará da Paixão 2015 e a divulgação do resultado foram precedidos de reunião entre a equipe da Secult e dezenas de produtores e artistas, dando sequência aos “Diálogos Culturais” da Secult. Durante o encontro, o fortalecimento do edital como instrumento da política pública de cultura no Estado foi destacado pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, que apresentou detalhes do processo seletivo.

 

“A Secretaria garantiu o Edital Carnaval do Ceará e agora apresenta o resultado do Edital Ceará da Paixão. Para isso, foi fundamental contar com o envolvimento de toda a equipe da Secult, com o apoio do governador Camilo Santana e da Assembleia Legislativa, que aprovou a lei autorizativa necessária aos editais. Também foi essencial a parceria com os proponentes e articuladores desses segmentos, como os projetos agora contemplados pelo edital”, aponta Guilherme.

 

Ao todo, sete reuniões abertas a todos os interessados e com transmissão pela Internet já foram realizadas pela Secult, nestes três primeiros meses do ano. Duas delas aconteceram na região do Cariri. A transmissão pelo site e pelo Facebook da Secretaria da Cultura possibilita a realização de perguntas por artistas e produtores residentes em todas as regiões Estado.

 

Presença reforçada no Interior

O secretário Guilherme Sampaio reforça a diretriz do governador Camilo Santana em intensificar a presença da Secult e das políticas públicas de cultura no Interior do Ceará e o compromisso de ampliar gradativamente o investimento do Governo do Estado na cultura, até chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento da administração estadual.

 

“Entre os objetivos de nosso plano de governo está o aperfeiçoamento dos editais. Aperfeiçoar os critérios ali colocados, para garantir que os editais sejam um instrumento eficaz da política de cultura. Para que viabilizem recursos para a produção de eventos, mas que eles não sejam descolados da política de estado para a cultura”, ressaltou Guilherme Sampaio.

 

 “Teremos outros momentos com os proponentes, para consolidar uma avaliação de todos os aspectos dos editais, desde os valores e a forma de distribuição até o acompanhamento da execução dos projetos”, complementa o secretário Guilherme Sampaio.

 

Mais informações

A Secult está à disposição dos interessados, para tirar dúvidas e prestar mais informações quanto ao Edital, pelos fones 3101-6765 e 3101-6770 e pelo e-mail siec@secult.ce.gov.br.

 

Para conferir a lista dos contemplados acesse o link: http://migre.me/p8EzX

 

 

01.04.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
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