Sustentabilidade: governador incentiva produção de energia limpa no Estado

7 de abril de 2015

Como forma de estimular os setores públicos e privados a produzirem fontes de energias alternativas, o governador Camilo Santana participou, nesta terça-feira (7), do evento de assinatura de contrato para o investimento privado na construção de um condomínio abastecido por energia solar em Limoeiro do Norte. “A minha vinda para este evento é simbólico para mostrar o interesse e a importância que o Governo quer dar a este setor que são as energias sustentáveis e alternativas. Por isso, tive o interesse em participar, pois se trata de um momento importante para o Ceará, além de possibilitar o estímulo para que outros empreendimentos e outras atividades possam agregar a energia solar em nosso Estado”, destaca.

solar2O governador também citou ações pioneiras adotadas pelo Governo do Estado, como o uso de energia solar nas unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”. “O Governo já tem diversos projetos que incluem a energia solar como, por exemplo, o projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’ que já faz o aquecimento das águas das casas através de energia solar. Esta fonte, além de ser renovável e limpa, permite um novo paradigma na produção de energia no Ceará e no Brasil”, ressalta Camilo.

solar3O condomínio, que será construído pela empresa Prátil, vai cobrir uma área de 10 hectares da Chapada do Apodi, na cidade de Limoeiro do Norte. O investimento feito usará ao todo 3.420 placas fotovoltaicas, com o potencial total instalada de 1.600 kWp, o suficiente para a abastecer aproximadamente 900 residências todos os dias. O governador comenta que “há sempre um grande questionamento, quando se fala em energia solar, quanto ao custo. Porém, com o avanço tecnológico, está cada vez mais garantido que possamos implementar este tipo de fonte de forma mais eficaz, econômica e responsável”.

No evento, estiveram presentes o chefe de gabinete, Élcio Batista, os secretários André Facó (Infraestrutura), Artur Bruno (Meio Ambiente), os deputados estaduais Tin Gomes e Sérgio Aguiar, além de empresários do setor de energia e de serviços do Brasil.

 

07.04.2015

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem
( wilame.januario@casacivil.ce.gov.br / 85 8873.6999 )

 

Gestor de Célula / Reportagem
Wilson Zanini ( wilson.zanini@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br (85) 3466.4898