Internos realizam o sonho do matrimônio em casamento coletivo na CPPL II

8 de abril de 2015 - 19:40

Seis casais, seis histórias. Juntos em uma cerimônia e com um sonho em comum: o de constituir uma família feliz fora das grades que os separam de seus cônjuges. O desejo teve seu primeiro passo, nesta quarta-feira (8), quando seis internos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) oficializam a relação com suas companheiras em cerimônia promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus).

 

Com a presença de amigos e familiares, a ação também contou com a participação de um líder religioso e um juiz de paz que consolidou a união dos casais. Adeliane dos Santos, 21 anos, era uma das noivas que, como as outras, tinha a consciência de que este evento deu mais dignidade tanto a ela quanto ao seu noivo. “Quero agradecer a todos do Governo do Estado e, principalmente, da Casa de Privação por me proporcionar este momento. Para mim, tudo isso é único. Ter me dado esta chance de renovar a minha vida e a do meu companheiro só nos dá cada vez mais ânimo para vivermos a nossa vida de maneira mais justa e saudável”, fala emocionada a noiva.

 

A demanda dos internos em oficializar o matrimônio ainda no período do encarceramento é encaminhada aos assistentes sociais das unidades que reúnem as documentações necessárias para a oficialização do casamento. Com pedidos feitos com frequência, apenas no ano passado, a CPPL realizou 120 casamentos, sendo realizadas, em média, 30 solicitações por mês.

 

O coordenador adjunto da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe) da Sejus, Nilton de Souza, afirmou que este evento ajuda os internos. “A família é uma instituição bastante importante para ressocialização. Nós buscamos sempre a integração de todos, além de nos preocuparmos com a humanização dos internos, buscando também uma maior aproximação entre seus familiares. A palavra-chave para nosso trabalho aqui dentro é a humanização”, aposta o coordenador.

 

 

08.04.2015

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem
(85) 8873.6999

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – (85) 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br