HRN inicia Especialização em Enfermagem Pediátrica e Neonatal

14 de abril de 2015 - 15:30

    O Hospital Regional Norte, em Sobral, iniciou o  Curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica e Neonatal. A aula inaugural ocorreu na última sexta-feira (10), o ponto de partida para a promoção dos alunos à integração do conhecimento e de competências que serão desenvolvidas durante a especialização, a fim de torná-los agentes capazes de modificar o cenário atual do atendimento da criança e do recém-nascido, com vistas à redução significativa da morbi-mortalidade infantil.

 

    A especialização, iniciativa da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), pretende contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde do Estado, e a capacitação de enfermeiros do município de Sobral e municípios da macrorregião Norte.  

 

    A turma, composta por trinta e três alunos, será qualificada por meio de abordagens educacionais articuladas no conhecimento científico e de simulações práticas das situações que os mesmos encontrarão no exercício da profissão. Serão 360 horas teóricas em Sobral, e mais 60 horas práticas em unidades de pediatria e neonatologia dos hospitais vinculados à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Aos acadêmicos, será dada a oportunidade de conhecer como funcionam outros hospitais públicos com experiência na área, localizados na Capital.

 

Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher do Hospital Regional Norte

    “Essa oportunidade vai contribuir para o destaque da saúde na macrorregião em que o hospital está inserido, e certamente trará um diferencial à rede de saúde pública”, afirmou Daniel Hardy, diretor do HRN. Já a coordenadora da especialização, Ana Valeska Siebra, acredita que essa descentralização da educação em saúde promovida por essa parceria é um marco para a acessibilidade ao conhecimento e a prática de forma sistemática. “Este primeiro momento, que é nosso primeiro encontro, servirá também para tiramos todas as dúvidas relacionadas ao curso”, acrescentou.

 

    O coordenador de Enfermagem do HRN, Diego Afonso, destacou a importante atuação dos profissionais dessa área no hospital, que somam pouco mais de duzentos enfermeiros e quase setecentos técnicos de enfermagem. “Certamente o Curso trará mais espaço a esse mercado de trabalho”, afirmou.

 

    Para a aluna Rojelma Carneiro, enfermeira que atua nos hospitais de Sobral e Massapê, a expectativa é grande em relação ao curso. “Vai nos aproximar mais do conhecimento, antes limitado apenas a Fortaleza. Essa oportunidade gera também economia de despesas e investimento”.

 

    A credibilidade dos profissionais à frente da Especialização foi o que atraiu Emilly Ximenes, enfermeira de Groaíras. “Saber que temos na nossa grade nomes de reconhecido saber da área, me deixa mais confortável e com grande expectativa de iniciar os trabalhos”. Enfermeiros de outras regiões também estão na lista de alunos, vindos de Russas, Crato, e Teresina, no Piauí.

 

 

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do HRN

 

 

14.04.2015

 

Assessoria de Imprensa
Hospital Regional Norte
(88) 9659.4083
(88) 88834263

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
(85) 9922.2712 / (85) 8801.2382

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898