Governador participa de reunião com a bancada do Nordeste em Brasília

15 de abril de 2015

O governador Camilo Santana participou nesta quarta-feira (15) da reunião com a bancada federal do Nordeste. O encontro foi realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal, em Brasília (DF). Estiveram presentes os governadores Rui Costa (Bahia), Flávio Dino (Maranhão), Welington Dias (Piauí), Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Jackson Barreto (Sergipe).

 

“O momento que o Brasil vive exige uma aproximação de muito diálogo, não só com a sociedade, mas também com a bancada que representa o Nordeste. Inicialmente apresentamos um conjunto de projetos, de discussões que estão sendo realizadas na Câmara e no Senado. É preciso repensar o pacto federativo, o papel e a redistribuição dos impostos da União, e isso envolve também a saúde, que precisa de uma nova forma de financiamento”, citou o governador Camilo Santana, que apresentou ainda o Plano Estadual de Combate à Seca aos deputados e senadores e ressaltou a importância do financiamento federal para as obras de combate à estiagem.

 

RdentrogovUma das propostas apresentadas pelos governadores é a criação de um fundo para a região. “A criação desse fundo que está sendo proposto é fundamental que ele tenha transferências obrigatórias e vinculadas aos impostos federais”, disse Camilo. Durante o encontro, ficou definido que uma comissão será criada pelos estados para acompanhamento das comissões do Legislativo. A coordenação de cada estado será formada por um deputado, um senador e um representante de cada Governo.

 

O coordenador da bancada do Ceará na Câmara, José Airton Cirilo, e o líder do governo, José Guimarães, participaram do encontro. Além deles, outros deputados cearenses também estiveram na reunião, assim como os secretários estaduais Mauro Filho (Fazenda) e Danilo Serpa (Relações institucionais).

 

Após a reunião com as bancadas do Nordeste, os governadores levaram as propostas para os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros.  O grupo também tem encontro como a ministra e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. Na ocasião, os governadores apresentarão edmandas à ministra.

 

Presidenta

A reunião com a bancada do Nordeste é uma continuação do encontro realizado entre os governadores da região com a presidenta Dilma Rousseff, no dia 25 de março, em Brasília. Na ocasião, os gestores estaduais entregaram uma carta de apoio à presidenta e uma pauta administrativa com cinco itens.

 

15.04.2015

 

Thiago Cafardo
Porta-voz do Governador

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898