Governador Camilo Santana visita obra de adutora em Jaguaretama

16 de abril de 2015 - 21:01

O canteiro de obras do Sistema Adutor Emergencial do município de Jaguaretama (244 km de Fortaleza) recebe a visita do governador Camilo Santana nesta sexta-feira (17). A montagem da adutora irá beneficiar 9.475 habitantes da sede do município, com vazão de 100 m³ de água por hora, que serão canalizados do Açude Castanhão. Ao todo, o equipamento tem 16,5 km de tubulação e um investimento de R$ 1,4 milhão, que está sendo aplicado em caráter emergencial. O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e o Superintendente de Obras hidráulicas, Yuri de Castro, acompanham o governador na visita, que acontece a partir das 11h30.

“É importante ressaltar que o Governo do Estado, por meio da SRH e da Sohidra, já vinha perfurando poços na área de Jaguaretama para evitar o prejuízo no abastecimento”, explica o superintendente Yuri Castro. Segundo ele, com a adutora, o risco de desabastecimento será afastado. A água bruta será levada pela adutora até a Estação de Tratamento (ETA) da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A distribuição até as moradias da região será feita depois de realizados os procedimentos necessários para conferir a potabilidade.

Jaguaretama pertence à Macrorregião Geográfica do Litoral Leste de Jaguaribe, que está inserida na Bacia do Banabuiú. A adutora atende a uma demanda antiga dos moradores de receber água diretamente do maior açude do estado, que fica vizinho à cidade.

A obra está a cargo da Construtora S & V LTDA, com fiscalização da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra). O investimento prevê ainda uma Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) e uma Subestação Elétrica de 45KVA/13.8KV/380-220V.

16.04.2015

Assessor de Imprensa da Secretaria de Recursos Hídricos – SRH
Henrique Silvestre
henrique.silvestre@srh.ce.gov.br / 85 3101.4004 ou 8866.9963

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898