Governador visita adutora de Jaguaretama; equipamento começa a funcionar no fim do mês

17 de abril de 2015 - 17:30

O governador Camilo Santana visitou nesta sexta-feira (17) as obras da adutora emergencial de Jaguaretama, que irá beneficiar 9.475 habitantes da sede do município. O equipamento, que tem vazão 100 m³ de água por hora canalizados do Açude Castanhão, tem previsão para começar a funcionar no fim do mês.

 

“A construtora nos garantiu que até o fim de abril todo o município de Jaguaretama será abastecido, quando ela funcionará plenamente e faço questão de voltar aqui para inaugurar a obra”, afirmou Camilo. Ao todo, o equipamento tem 16,5 km de tubulação e investimento de R$ 1,4 milhão, que está sendo aplicado em caráter emergencial.

 

 

Segundo o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, com a adutora o risco de desabastecimento será afastado. A água bruta será levada pela adutora até a Estação de Tratamento (ETA) da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A distribuição até as moradias da região será feita depois de realizados os procedimentos necessários para conferir a potabilidade.

 

Jaguaretama pertence à Macrorregião Geográfica do Litoral Leste de Jaguaribe, que está inserida na Bacia do Banabuiú. A adutora atende a uma demanda antiga dos moradores de receber água diretamente do maior açude do estado, que fica vizinho à cidade.

 

 

Radutora2

Participaram da visita ainda a prefeita de Jaguaretama, Hila Pinheiro, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, os deputados estaduais Leonardo Pinheiro e Antônio Granja, além de vereadores e lideranças políticas da região.

 

 

Perímetro irrigado

O distrito de Alagamar está afastado da sede do município de Jaguaretama cerca de 19 km. No local, funciona um perímetro irrigado do Estado do Ceará, que tem como principal atividade econômica a fruticultura, cujas culturas mais fortes são goiaba e mamão. Seu Antônio Irismar Pinheiro é um dos irrigantes do local.

 

Rpersonagemadutora“A gente conta com a assistência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) para a produção, e estamos sendo atendidos por vários programas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)”, afirmou.

 

A adutora começa no Alagamar e com isso, a água para os irrigantes também está garantida. “Esta obra vai garantir o abastecimento da sede de Jaguaretama. Atendemos a uma demanda dos moradores do município”, afirmou o governador.

 

 

 

17.04.2015

 

Lúcio Filho
Gestor de Célula / Rádio

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898