Últimos dias para as inscrições dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes.

24 de abril de 2015 - 18:08

A Escola Porto Iracema das Artes está em contagem regressiva para o fim das inscrições da 3ª edição dos Laboratórios de Criação 2015. Para o novo ano letivo, além das quatro linguagens já trabalhadas nos laboratórios anteriores (audiovisual/cinema, música, artes visuais, pesquisa teatral), o Porto Iracema adiciona o Laboratório de Dança à sua grade curricular, sob coordenação do professor Paulo Caldas. As inscrições para os laboratórios podem ser feitas por meio do formulário online disponibilizado no site da escola até o dia 30 de abril.

 

Os Laboratórios de Criação 2015 darão a oportunidade para que cinco projetos (em cada área) possam participar dos regimes de tutorias com artistas tutores de cada linguagem, de escolha dos próprios alunos, em conversa com as coordenações de área. A novidade em 2015 é a residência em cinema que será desenvolvida no âmbito do Laboratório de Audiovisual. Para a nova turma serão escolhidos até seis projetos de roteiros de longa-metragem, sendo quatro oriundos do Ceará e dois de outros estados do Nordeste – em regime de residência artística no Porto Iracema das Artes.

 

O Laboratório de Cinema também trará o novo curso de dramaturgias em audiovisual, com inscrições a partir de junho de 2015. O início da experiência pelo Laboratório de Cinema tem como objetivo criar condições de criação, capazes de dialogar com as políticas de incentivo da Agência Nacional de Cinema – ANCINE.

 

Durante todo mês de abril, o Porto Iracema ficará disponível para esclarecimentos, com uma programação de encontros entre as coordenações de laboratórios e os artistas interessados em participarem do projeto. Na última semana de abril, será realizado o Corujão de Criação, momento em que os interessados em pleitear uma vaga tiram suas dúvidas finais sobre o processo seletivo 2015. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada. O Corujão acontece nos dias 27 e 28 de abril, das 10h às 22h no Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15).

 

O Porto Iracema é uma escola pública de formação para o campo das artes, ligada ao Centro Dragão do Mar e financiada pelo Governo do Estado do Ceará. Inaugurada em 2013, a escola desenvolve uma série de programas formativos nas diversas linguagens artísticas, com uma forte ênfase no audiovisual. Ocupando uma área de 2.183 metros quadrados, ao lado do Centro Dragão do Mar, o Porto Iracema das Artes reúne uma infraestrutura que inclui laboratórios, estúdios de audiovisual e som, salas de dança e teatro, além de ateliês de artes visuais. O Centro de Narrativas Audiovisuais – CENA.15, sediado num anexo do Porto Iracema, num antigo sobradinho da Rua José Avelino, é o lugar em que se desenvolvem as atividades do Laboratório de Cinema, coordenadas pelos cineastas Karin Ainouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado.

 

EDIÇÕES ANTERIORES

PESQUISA TEATRAL: Foram desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa Teatral projetos de grande expressão nos palcos, como o espetáculo “Fishman”, do Grupo Bagaceira de Teatro, “Caio e Léo”, peça do Outro Grupo de Teatro apresentada em temporadas em Fortaleza e no Rio de Janeiro. Grupos de longa atuação na cidade, como o Coletivo Soul e o Teatro Máquina, fizeram parte da primeira edição do Laboratório, 2013. O Ninho de Teatro, coletivo de artistas da região do Cariri, e o coletivo de jovens atores “No Barraco da Constância tem…” também desenvolveram projetos no Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema.

 

AUDIOVISUAL: A primeira edição do Laboratório de Audiovisual, em 2013, trabalhou cinco projetos de séries para TV. “Inferninho”, por exemplo, reuniu a produtora Alumbramento Filmes e o Grupo Bagaceira de Teatro. O projeto “Os Herdeiros” foi semifinalista do NETLABTV, concurso que premia novas ideias e formatos de séries brasileiras nas categorias Ficção e Não Ficção. Da segunda edição, voltada para roteiros de longas-metragens, destaca-se “Clandestinos”, de Alyson Lacerda e Tarcísio Rocha Filho, que está em fase de pré-produção na REC Produtores Associados, responsável por filmes como “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “Viagem porque preciso, volto porque te amo”.

 

ARTES VISUAIS: Pelo Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema, já passaram projetos de diversas investigações visuais, assim como projetos teóricos, críticos e curatoriais. O artista Diego de Santos, proponente do projeto “Lá é onde ele está”, ganhou o prêmio PIPA na categoria online por voto popular, em 2014. Todos as duas edições do Laboratório de Artes Visuais tiveram seus trabalhos expostos no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC), com ótima recepção do público.

 

 

Serviço:

Inscrições para os Laboratórios de Criação
Local: www.portoiracemadasartes.org.br
Data: 02 a 30 de abril

 

Mais informações: 3219.5842

 

 

 

24.04.2015

 

Ana Alice Nogueira
Assessora de Comunicação
Porto Iracema das Artes
(85) 3219.5842 / 8956.6171

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898