ARCE: III Fórum Gestão do Saneamento 2015 acontece terça e quarta-feira (28 e 29)

28 de Abril de 2015

Integrantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participarão hoje, dia 28, e na quarta-feira, dia 29, do III Fórum Gestão do Saneamento 2015. Com o tema “ A formatação de um plano de ações para transformar o setor de saneamento no Brasil”, o evento acontecerá no Hotel Blue Tree, na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Tem como público-alvo, companhias de saneamento estaduais e privadas, prestadores de serviço municipais, agências reguladoras estaduais e municipais, empresas de consultoria e assessoria jurídica, agentes financiadores, pesquisadores acadêmicos, prefeituras e gestores públicos. O objetivo maior do fórum é repensar os modelos tradicionais de mentalidade e gestão do saneamento, a fim de promover o crescimento do segmento e alcançar níveis satisfatório de eficiência. Da Arce, participarão o presidente do conselho diretor, Adriano Costa, e a diretora executiva, Tatiana Cirla, juntamente com o integrante da coordenadoria de saneamento básico, Marcelo Cavalcante.

 

Nessa terceira edição, os realizadores buscam, ainda, levantar discussões que possam resultar na descoberta de novos caminhos rumo à uma nova realidade na área de saneamento do País. As mudanças necessárias para o setor; a visão das agência reguladoras e dos comitês de bacias sobre o planejamento integrado das águas urbanas; a compreensão das prestadoras de serviços e setores consumidores quanto à escassez hídrica e a importância de pensar no uso múltiplo das águas de maneira conjunta, tudo isso discutindo-se novos mecanismos de investimento, são pontos que serão amplamente debatidos durante o Forum. Nesse contexto, a agenda de atividades no primeiro dia, 28, terá a seguinte ordem: das 08h30 às 09h30, o vice-presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – Abdib, Newton Azevedo, fará a abertura do Fórum, versando sobre “A mudança de visão e os novos caminhos para mudar a realidade do saneamento no Brasil e alcançar a eficiência necessária”. Logo após, às 10h, se formará a primeira mesa, que discutirá “O planejamento integrado das águas urbanas: a gestão dos recursos hídricos e o uso múltiplo das águas”, tendo como moderador o embaixador do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho.

 

No decorrer do dia, outras mesas se formarão para análise de “Novos mecanismos de investimento e receitas alternativas para desenvolver um novo modelo de gestão e planejamento para o saneamento no Brasil”, “Ações para melhorar a qualidade dos serviços, mudar a percepção do consumidor sobre o valor do recurso hídrico e incrementar a receita” e, finalizando as atividades, entará em pauta, também, “A reabilitação de Estações de Tratamento de Água para acréscimo de capacidade ou redução de perdas”. Os trabalhos do primeiro dia serão encerrados às 18 horas.

 

O dia 29 será reservado, unicamente, para dois cursos que se estenderão por todo o dia. O primeiro será sobre “Gestão de contratos de concessão – Aspectos Jurídicos, Regulatórios e Tarifários”, que acontecerá no período da manhã. Já o segundo curso abordará, no período da tarde, a “Participação Privada no Setor de Saneamento” que versará sobre as Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP) no setor de saneamento e Parcerias Societárias entre empresas privadas e empresas estatais, além da titularidade dos serviços de saneamento e arranjos contratuais em regiões metropolitanas”. Finalizadas as discussões, encerram-se as atividades do III Fórum Gestão do Saneamento.

 

 

28.04.2015

 

Assessoria de Imprensa – Arce
Angélica Martins
E-mail: angelica.martins@arce.ce.gov.brFone: 85 3101-1020
Fax: 85 3101-1030

Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 3466.4898)
Gestor de Células/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)