Incubadora do Centec realiza seleção de novas empresas

13 de maio de 2015 - 20:17

A Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece) abriu a fase de apresentação dos empreendimentos inscritos no edital 01/2015, que selecionará seis empresas para participar do processo de incubação ainda este ano. Ao todo, 11 empresas foram selecionadas para apresentar seus negócios ou projetos para uma banca avaliadora composta por membros da Intece e convidados.

 

Sueli Lopes Vasconcelos, coordenadora da incubadora do Centec, destacou a variedade de segmentos das empresas participantes do processo seletivo. “Nós percebemos que os empreendedores estão atuando em diversas áreas, como educação, meio ambiente e tecnologia da informação. Como a incubadora é multissetorial, surgiram ideias de muitas esferas”, disse, satisfeita com o resultado das apresentações.

 

Para Sueli, os projetos inscritos possuem um grande potencial de empreendedorismo, o que chamou a atenção do Centec. “As empresas que estão participando têm um diferencial competitivo muito importante. Os participantes são jovens, são empreendedores e têm um perfil fantástico. Mesmo sendo jovens, eles estão focados e sabem o que querem”, falou.

 

Dentre as propostas selecionadas há também negócios sociais, como a Traço Kids e o Vai Dar Certo, ambos originados no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. Segundo Beatriz, economista de 23 anos, a ideia da Traço Kids é criar um espaço de desenvolvimento para jovens por meio da arte. A ação consiste em fornecer desenhos exclusivos, criadas por artistas integrantes do projeto, para empresas que queiram uma nova estampa para seus produtos. “Queremos criar um lugar onde possamos expandir o potencial de crianças e a arte tem o poder de fazer isso”, disse Beatriz.

 

Já o Vai Dar Certo sonha em transformar a realidade da educação para jovens na periferia, fornecendo cursos de baixo custo preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Queremos criar um novo espaço educacional, onde os próprios jovens universitários do Conjunto Palmeiras vão dar aulas, para ajudar a periferia a ter melhores oportunidades”, contou Emerson, 19 anos, idealizador do projeto e estudante de Filosofia. “Precisamos da Incubadora do Centec para aprimorar o nosso modelo de negócios”, disse.

 

Além da Traço Kids e Vai Dar Certo, as seguintes empresas também apresentaram suas propostas de negócios: Academia Mercúrio, Ecoteliar, Fab Makers, Offzone Serviços Digitais, Grão de Sonho, Rendas da Terra da Luz e a Tradição de Saberes, como também HS&E Modric.

 

Após a fase de apresentações, a banca avaliadora irá selecionar as empresas que serão incubadas pelo Centec. Há seis vagas disponíveis, sendo três para empresas residentes (que precisam de espaço físico para funcionar) e três para não-residentes. O Instituto Centec fornecerá ajuda às empresas escolhidas por meio de orientação na elaboração do plano de negócios, consultoria para obtenção de recursos junto a agências de fomento, acompanhamento no amadurecimento da empresa, dentre outros tipos de apoio. O resultado final da seleção será divulgado no dia 22 de maio.

 

 

13.05.2015

 

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa do Instituto Centro de Ensino Tecnológico
85 3066.7030 | 9949.1534
carol@centec.org.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898