Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue

17 de junho de 2015 - 12:20

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, participou nesta terça-feira (16), em Brasília,  da solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. O Brasil este ano foi escolhido sede do evento que é realizado anualmente pela pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

 

Durante o evento, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou o Manual de Orientações para a Promoção da Doação Voluntária de Sangue, que visa fortalecer, ainda mais, a doação de sangue no Brasil, possibilitando que os profissionais aperfeiçoem seus processos de trabalho para alcançar resultados cada vez mais eficientes. O manual foi escrito com a colaboração de profissionais de todos os hemocentros do país, dentre eles Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce, Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce e Eva Gomes, assistente social do Hemoce, autoras do capítulo “A experiência do Hemocentro do Ceará durante a copa do mundo de 2014 no Brasil”.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é considerado referência na área de doação de sangue entre os países da América Latina, Caribe e África e, desde 2009, a experiência brasileira vem sendo utilizada em  cooperações com oito países para o fortalecimento e desenvolvimento da promoção e captação da doação voluntária de sangue.

 

 

HOMENAGEM

 

banner diamundialdodoador bsbA doadora do Hemoce, Erilânia Isídio Cardoso, recebeu uma condecoração em homenagem aos doadores de sangue da região nordeste, como forma de reconhecimento a todos os cidadãos comprometidos com a doação voluntária de sangue.

 

Erilânia é doador há 10 anos, faz parte do Clube RH Negativo do Hemoce e possui 16 doações voluntárias de sangue.

 

Atualmente 1,8% da população brasileira doa sangue, mas o Ministério Saúde trabalha para aumentar esse índice no país, apesar de estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – que pelo menos 1% da população seja doadora.

 

 

17.06.2015

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Luiza Dantas ( luiza.dantas@hemoce.gov.br)
asscom@hemoce.ce.gov.br- 3101.2308

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898