Secitece e Etice traçam estratégias para ampliação do Cinturão Digital no Ceará

19 de junho de 2015 - 13:13

As estratégias para implantação do Cinturão Digital em mais 21 municípios do Estado foram discutidas com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Adalberto Pessoa, durante reunião na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

O encontro ocorreu na tarde da última quarta-feira (17/6) no gabinete do secretário Inácio Arruda, que comprometeu-se em acompanhar o presidente da Etice durante visita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no próximo dia 30/6, para apresentação de um plano de trabalho que poderá garantir os recursos necessários para a ampliação do programa no Estado.

 

“A parceria entre Etice e Secitece é importante porque o aporte de recursos do MCTI para o Cinturão Digital será feito através do apoio da Secretaria”, destaca o Adalberto Pessoa. Para o secretário Inácio Arruda, a ida a Brasília/DF servirá também para apresentar ao Ministério outros projetos que garantam a efetiva adesão da população cearense ao programa.

 

“A ampliação do Cinturão Digital já é uma conquista. Mas não basta o Cinturão Digital passar na sua porta. Você tem que se ligar a ele. Estamos propondo ao MCTI uma parceria que garanta ao Estado a inclusão, de fato, das nossas cidades no programa. Serão beneficiadas ainda escolas municipais, estaduais, universidades, dentre outras instituições”, complementa Inácio.

 

Atualmente, 105 dos 184 municípios do Estado já estão conectados ao Cinturão Digital – maior rede de cabos de fibra óptica do território cearense. Desde a sua implantação, há quatro anos, o programa tem possibilitado a execução de projetos tecnológicos nas mais diversas áreas.

 

Participaram da reunião os secretários adjunto e executivo da Secitece, Francisco Carvalho e Gilvan Paiva; o diretor de Inovação da Etice, Rogério Cristino; o diretor de Cidadania Eletrônica da Etice, Álvaro Maia; a coordenadora de Modernização e Inclusão Digital da Secitece, Marta Menezes e a assessora técnica da Secretaria, Gabriella Purcaru.

 

 

19.06.2015

 

Emília Augusta
Coordenação de Comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 3101.6466 | 99994.9140
emiliaugusta@gmail.com

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898