Camilo Santana participa da pedalada de inauguração da Ciclofaixa de Lazer do Cariri

21 de junho de 2015

O governador Camilo Santana participou na manhã deste domingo (21), em Juazeiro do Norte, da inauguração do Ciclofaixa de Lazer do Cariri, como parte do programa Esporte na Minha Cidade, do Governo do Estado do Ceará. Camilo fez alongamento com os demais participantes e concluiu o percurso de 6 km da pedalada, com concentração na praça José Ilânio seguindo até a entrada principal do município de Barbalha. Trata-se da primeira iniciativa desse tipo no Interior do Estado.

Durante o evento, que contou com diversas atividades como atendimento do Hemoce, massoterapia e gincanas com as crianças, o governador destacou o projeto ciclístico que vai interligar cidades da região. “Desde a época da campanha, os ciclistas da região do Cariri reivindicavam uma ciclovia. Agora que assumi o Governo, tive a ideia de construir uma ligando Juazeiro, tanto para Crato como para Barbalha. Isso para estimular tanto a prática de exercícios físicos como o uso da bicicleta como meio de transporte. O projeto já está pronto, já mandei licitar, vamos começar por Juazeiro-Crato. Enquanto isso, a ideia é fazer uma ciclofaixa aos domingos, nesse espaço entre Juazeiro e Barbalha, para estimular as famílias a trazerem seus filhos, com acompanhamento do Detran, da Polícia Rodoviária Federal, para se divertirem. Foi uma ação que deu muito certo em Fortaleza e agora estamos trazendo para o interior”, disse.

Ciclofaixa assinaturaAinda durante a solenidade, Camilo Santana realizou a assinatura das ordens de serviço para duas grandes obras no município de Juazeiro do Norte. A primeira é a construção da nova sede regional do Detran. O estabelecimento terá um investimento do Estado no valor de R$ 2.257.000,00 e contará com uma área total de 1.824m², divididos em dois pavimentos, com 917m² cada um. A segunda é a construção da Escola de Educação para o Trânsito, com investimento do Estado de R$ 1.061.413,23, contando com uma área de 850m². Será a terceira cidade cearense, depois de Fortaleza e Sobral, a receber um órgão desse tipo, com finalidade de orientar alunos de escolas públicas e privadas, com idade entre 5 e 14 anos, nas regras do trânsito de maneira lúdica, por meio de maquetes e brinquedos de controle remoto.

Estiveram presentes no evento o secretário de Cidades, Ivo Gomes; os deputados federais Guimarães e Arnon Bezerra; os deputados estaduais Sineval Roque, José Ailton e Santana; o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Luiz Ivan Bezerra; e o superintendente do Detran, Igor Ponte.

Esporte e segurança
Ciclofaixa Pers1E a nova Ciclofaixa de Lazer do Cariri foi vista com bons olhos pelo vigilante noturno Misael Telmon, para aprimorar a prática. “A grande vantagem dessa ciclofaxia é que ela coloca o ciclista no seu devido lugar. Com ela, não haverá tantos acidentes. O fato de dividir um trecho é um estímulo para que o ciclista curta mais um pouco a atividade e melhore o seu desempenho. Todos só temos a ganhar com essa ação do Governo do Estado e esperamos que o projeto se estenda ainda mais”, disse.

Ciclofaixa Pers2Helaine Mendonça, empresária do ramo imobiliário, vê a ação como algo importante para a segurança, além de proporcionar novas opções de lazer. “O mais importante dessa ciclofaixa é a segurança e, em seguida, colocar o esporte como parte do lazer para que possamos levar a família e voltar seguros para casa, ao mesmo tempo incentivando a prática de atividades físicas e o ciclismo em si nas cidades do interior, melhorando a mobilidades urbana’, disse.

Ciclofaixa de Lazer do Cariri
O programa Ciclofaixa de Lazer do Cariri é uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e do Detran. Todos os domingos, uma faixa da CE 060, no mesmo trecho, será destinada exclusivamente para os ciclistas.

A ideia é que a população, principalmente às famílias, dos municípios do Cariri tenha a oportunidade de usufruir do lazer com bicicleta, como uma forma de fortalecer o uso do modal bicicleta nos deslocamentos dos cidadãos. O uso de bicicletas nos deslocamentos reduz os congestionamentos de veículos motorizados, contribui para a redução da poluição, amplia as atividades físicas das pessoas e, com consequência, melhora a qualidade de vida.

É a primeira iniciativa desse tipo no Ceará fora da capital, promovida pelo Governo, após o exitoso projeto da Prefeitura de Fortaleza, ano passado, que contou com o apoio do Governo Estadual.

Fotos: Marcos Studart

21.06.2015

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Wilson Zanini
Gestor de Célula / Reportagem

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ (85) 3466.4898