Ciopaer 20 anos: visita do público marcou comemoração de aniversário

4 de julho de 2015 - 17:33

Foi em clima de muita descontração que centenas de pessoas compareceram neste sábado (4) na área operacional do Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, para prestigiar o encerramento das comemorações pelo aniversário de 20 anos da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Na ocasião, famílias, casais, crianças puderam ver de perto as aeronaves e equipamentos que são usados nas missões e puderam conhecer melhor o trabalho realizado pelos servidores.

 

Rciop5No espaço, crianças brincavam em tirolesas sob a supervisão do Corpo de Bombeiros, as pessoas assistiram a palestra de primeiros socorros, conferiam maquetes de aeronaves, aprenderam a manusear os materiais aeromédicos e se alimentaram em caminhões com opções variadas de lanches, os “food trucks”. O evento também teve cunho social, com doação de alimentos com direito a sorteio de voo panorâmico e servidores do Hemoce fazendo cadastro de doação de medula óssea.

 

Rciop10“As comemorações têm sido um sucesso. Ontem tivemos a nossa solenidade formal com entrega de comendas, houve muita carga emocional em que relembramos fatos dessas duas décadas de operação. Hoje é uma festa ainda maior, com a participação da população, a quem nós servimos. A razão da Ciopaer é servir a sociedade. Nós sentimos que o público está gostando e, para nós, esse resultado é o que importa”, disse o major Marcos Costa, relações públicas da Ciopaer.

 

Ao longo dos últimos dias, como parte da preparação para a festa, muitas das missões bem sucedidas foram relembrados pelos servidores, o que, segundo o major Marcos Costa, criou um grande clima de comoção. “Nós exibimos os vídeos com pessoas resgatadas contando suas histórias. De fato, houve uma comoção geral entre visitantes, convidados e a própria equipe que, ao ver o trabalho bem feito, não deixa de se emocionar. Com certeza, toda a população que está acessando as mídias, assistindo a essas matérias também vai se emocionar e reconhecer o trabalho da Coipaer, que completa 20 anos fazendo valer o seu lema, que é ‘Voar para Proteger e Salvar'”.

 

Rciop8O operador de guindaste Lincoln Paiva Silveira, acompanhado do filho Abraão Lincoln e da filha Ana Laís, foi dos que tirou a manhã de sábado para apreciar os equipamentos da Ciopaer. “É muito legal porque normalmente só temos oportunidade de ver essas aeronaves voando, e ver de perto máquinas bonitas assim é uma sensação impressionante. Os profissionais são muito bem preparados, exercem um excelente trabalho. O meu tio é comandante de uma das aeronaves e, pelo o que converso com ele, é uma sensação de realização para eles”, disse. 

 

Rciop9Gunther Genebra Júnior, acompanhado da esposa Sâmela Genebra e dos filhos Samuel e Samara, também aprovaram a experiência. “É muito bom estar aqui com toda a família, é um momento de descontração, mostrando para as crianças a diversidade de aeronaves. O trabalho deles é muito importante pois eles estão aqui em prol da população, é um serviço arriscado, mas eles fazem o melhor que podem para servir”, disse.

 

Sâmela também se disse admiradora do trabalho exercido pelos servidores do Ciopaer e, inclusive, sonha que o filho se torne piloto no futuro. “A gente torce por isso, ele adora aeronaves. Aqui está sendo super divertido, estou matando a curiosidade e estou brincando junto com os meus filhos”, disse.

 

A visitação acontece até às 17 horas deste sábado.

 

 

 

Rogério Rodrigues / Fotógrafo

 

 

04.07.2015

 

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898

Twitter: @GovernoDoCeara
Facebook: facebook.com/GovernoDoCeara
Youtube: youtube.com/GovernoDoCeara