Hemoce espera recorde de doações de sangue durante Halleluya

21 de julho de 2015 - 18:08

Começa nesta quarta-feira, 22 de julho, o Festival Halleluya e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) espera que a parceria de 13 anos com a Comunidade Católica Shalom alcance o recorde de 800 doações voluntárias de sangue durante os cinco dias do evento. A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas passem pelo Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) até o domingo, dia 26. Para quem deseja exercer a solidariedade e fazer a doação, o estande do Hemoce estará próximo à entrada do CEU pela Avenida Silas Munguba, realizando coletas das 19 horas a zero hora.

 

Doar sangue não dói e também não prejudica a saúde.  Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume já é o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias. Se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam uma quantidade suficiente para atender toda a população.

 

O stand do Hemoce estará próximo a entrada do evento pela Av. Silas Munguba e funciona das 19h às zero horas. Lembramos que para doar sangue é preciso gozar de boa saúde, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e portar um documento oficial e original com foto. Os candidatos com 16 e 17 anos, para doar, precisam apresentar o termo de consentimento para menores, que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

 

O Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS, sendo responsável por atender mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios. Alcança a marca de 120 mil transfusões por ano por causa da doação e o perfil de solidariedade de cada cidadão cearense que, diariamente, ajuda a salvar vidas.

 

 

21.07.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898