Projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades formam 203 jovens em Capistrano e Guaramiranga

23 de julho de 2015 - 13:17

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) capacita profissionalmente 203 jovens, através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades, em mais dois municípios do interior do Estado: Capistrano e Guaramiranga. As solenidades de formatura serão realizadas na tarde desta sexta-feira (24), e contarão com a presença do titular da Pasta, Josbertini Clementino.

 

Em Capistrano, 18 jovens foram qualificados no curso de Assistente Administrativo, 17 no curso de Formação Básica de Garçom e Garçonete, 45 no curso de Costureiro, 20 em Manicure e Pedicure e outras 45 em Doces e Salgados, totalizando 145 novos profissionais prontos para o mercado de trabalho.

 

Já em Guaramiranga, foram capacitados 18 novos agentes operacionais de vendas e mais 40 costureiros, totalizando 58 trabalhadores aptos para a rede de trabalho da região. Na ocasião da formatura, serão entregues 57 kits instrumentais de trabalho aos formandos que obtiveram mais de 75% de frequência nas aulas e melhores desempenhos durante o período de aprendizagem.

 

Os cursos de capacitação dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades são de quatro meses de duração e possuem carga horária de 268 horas/aula. Em 2015, os projetos têm meta de capacitar 19.500 pessoas, sendo 12 mil através do Projeto Primeiro Passo e 7.500 pelo Criando Oportunidades.

 

 

Como funciona o Projeto

O Primeiro Passo tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. Atua em quatro linhas de ação, abrangendo todo o Estado do Ceará: Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário e Empreendedor Juvenil.

 

*Mais informações: Projeto Primeiro Passo – Roberta Arrais 3101.1559

 

 

Serviço

 

Formatura em Capistrano
Data: sexta-feira (24/7)
Hora: 15 horas
Local: Estação do Trabalho (Francisco Antônio Cunha S/N – Capistrano)

 

Formatura em Guaramiranga
Data: sexta-feira (24/7)
Hora: 17 horas
Local: Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças (Rua Sítio Lagoa, Zona Rural de Guaramiranga, próximo a Forquilha)

 

 

23.07.2015

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio (85 3101.2089 / 2099 / imprensa@stds.ce.gov.br )

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretaria

 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Governo do Estado do Ceará