#Cearáemférias: Apa da bica do Ipu: paisagem de rara beleza

28 de julho de 2015

 
A Apa da Bica do Ipu é uma unidade de conservação de uso sustentável, que abrange uma área de 3.484,66 hectares e localiza-se no município de Ipu, a 391 km de Fortaleza. Esta será a última unidade visitada pelo secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, que está fazendo um roteiro pelas 23 unidades de conservação do Estado. “Essas visitas fazem parte de um cronograma para verificação de todas as unidades gerenciadas pelo Governo do Estado. Queremos acompanhar de perto como estão sendo mantidas e melhorar ainda mais o acesso da população a elas”, afirmou o secretário.

 

A área apresenta uma paisagem de rara beleza, com relevo e vegetação exuberante de mata atlântica e espécies variadas de fauna. Encravada na formação rochosa “despenhadeiro da morte”, o visitante pode encontrar uma queda d’água de 120 metros de altura, formando um cenário conhecido como “véu de noiva”, que integra a tão famosa Bica do Ipu. O espaço em meio à natureza é um dos destinos preferidos por turistas e moradores da região, como área de lazer para toda a família.

 

Podem ser realizadas caminhadas nas trilhas ecológicas, além da prática de esportes radicais, como rapel, tiroleza, vôo livre, arvorismo, corrida de orientação e escalada. As cascatas são as preferidas da população e dos visitantes, que aproveitam para praticar atividades de lazer e de encontro com a natureza. Uma excelente opção para esta última semana de férias.

 

O acesso a esta unidade de conservação se dá pela BR-222, seguindo pela CE-187. A Apa da Bica do Ipu compreende áreas de encostas, setores mais elevados da serra e as nascentes dos Riachos Ipuçaba e Ipuzinho.

 

 

18.07.2015

 

Marconi Alves
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
85 3101.1235 | 99900.6482

 

Elizabeth Rebouças
Assessora de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898