Faxina para eliminar criadouros do Aedes aegypti deve ser semanal

28 de julho de 2015 - 19:08

A faxina da sua casa e do quintal foi realizada há uma semana, eliminando os riscos de criação do Aedes aegypti, mosquito que além de transmitir a dengue transmite também as febres Zika e Chikungunya? Está na hora de fazer tudo de novo: coletar latas e também tampinhas de refrigerantes, deixar as garrafas com as bocas para o chão, observar se tem pneus em área descoberta, recolher baldes destampados, e muito importante, verificar as condições da caixa d`água, que precisa estar bem lavada e vedada. Nunca esquecer de amarrar bem os sacos de lixo. A faxina de ser feita uma vez por semana porque bastam oito dias para o ovo,  que foi colocado em algum depósito, em contato com algumas gotinhas de água se transformar em larva, pupa e mosquito adulto e sair por aí  picando.

 

Todo cuidado é pouco com a limpeza e tudo que pode acumular água. Basta uma pequena chuva, como a de 5.1 milímetros registrada em Fortaleza na madrugada desta terça-feira, 28, para acumular água em depósitos e quaisquer latinhas esquecidos nos quintais, um prato cheio para o mosquito e grande risco para a saúde coletiva.

 

Este ano, até o último boletim epidemiológico elaborado e divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, na última sexta-feira, 24, foram confirmados 35.580 casos em 156 municípios cearenses, com 34 óbitos.  No ano passado o número de casos confirmados ficou em 18.243 em 146 municípios, com o total de 53 óbitos. Os meses em que ocorrem, historicamente, o maior número de casos graves e óbitos são abril e maio. Mesmo esse período já tendo passado, o mosquito continua se multiplicando. A dengue é endêmica. Daí, a necessidade de vigilância permanente contra o Aedes aegypti.

 

O melhor é se prevenir. E se ficar doente, ficar atento aos sintomas e sinais para o diagnóstico precoce e evitar agravamento do quadro. Entre os sintomas e sinais da dengue estão manchas no corpo todo, dor de cabeça, dores nas articulações, vômitos, dor abdominal intensa, queda repentina nas plaquetas, sangramento.

 

 

28.07.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898