Secult apresenta debate sobre população e espaços públicos

3 de agosto de 2015

             Com o objetivo de pensar os movimentos urbanos na Capital e as novas relações da coletividade com os espaços públicos no País, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apresenta no dia 7 de agosto, às 17 horas, a palestra “Urbanidade nas galerias modernas do centro de São Paulo. Arquitetura e cidade, 1938-1960”, com a arquiteta drª. Sabrina Fontenele.

         Fruto do trabalho de conclusão de Doutorado da palestrante pela FAU-USP, a pesquisadora aborda a relação entre a cidade e seus moradores, a partir dos usos que são feitos de vazios urbanos, prédios públicos, monumentos, praças e outros espaços das cidades.

         “Partindo das experiências de São Paulo, podemos pensar o que acontece em várias cidades do País, como Fortaleza, quando a população passa a reivindicar espaços esquecidos pelo poder público, se rebelar contra demolições, ocupar áreas negligenciadas e outros movimentos de urbanidade”, explica Sabrina.

         A apresentação ocorrerá no foyer do Theatro José de Alencar e acontece junto com o lançamento do livro da pesquisadora: “Edifícios modernos e traçado urbano no Centro de São Paulo. Arquitetura e cidade (1938-1960)”. No mesmo dia, às dez horas, Sabrina Fontenele apresentará seu trabalho na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará,  por ocasião do aniversário de 50 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo daquela instituição.

 

 

SOBRE A PALESTRANTE

 

         Graduada arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Ceará. Mestre e Doutora pela FAU-USP, na área de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, com pesquisa sobre as galerias dos edifícios modernos do centro de São Paulo. Pesquisadora colaboradora de pós-doutorado do IFCH Unicamp. Coordenadora da equipe de Construções, Conjuntos e Sítios do Centro de Preservação Cultural da USP desde 2012. Autora do livro Restauro da Faculdade de Medicina da USP: estudos, projetos e resultados (2013) e de capítulos do livro Patrimônio Construído da USP: preservação, gestão e memória (2014).

 

Palestra “Urbanidade nas galerias modernas do centro de São Paulo. Arquitetura e cidade, 1938-1960” com a arquiteta drª Sabrina Fontenele e lançamento do livro Restauro da Faculdade de Medicina da USP: estudos, projetos e resultados (2013) e de capítulos do livro Patrimônio Construído da USP: preservação, gestão e memória (2014).

 

Dia 7 de agosto, às 17 horas

Theatro José de Alencar

 

 

Entrevistas/mais informações:

 

(85) 8699-6524 – Dalwton Moura

(85) 8829-8222 – Clovis Holanda

(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

 

 

 

03.08.2015

 

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(85) 3101.6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898