Teatro Carlos Câmara divulga resultado de seleção de espetáculos de música, teatro, dança e atividades infantis

6 de agosto de 2015 - 15:00

O Teatro Carlos Câmara (TCC), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, divulgou nesta quarta-feira (5) os espetáculos de artistas e grupos cearenses, nas linguagens música, teatro, dança e atividades infantis, selecionados para compor a programação do equipamento nos meses de agosto deste ano a janeiro de 2016. Localizado à Rua Senador Pompeu, 454, Centro, o Teatro Carlos Câmara abriga regularmente espetáculos de música, dança, teatro, atividades integradas e outras linguagens, sempre com entrada franca, contribuindo para democratizar o acesso à arte e à cultura e para abrir novos espaços de visibilidade para nossos artistas, em consonância com a política cultural do Estado do Ceará. O resultado está disponível no site www.secult.ce.gov.br.

 

A nova convocatória pública para seleção de artistas e grupos interessados dá continuidade à programação realizada desde outubro de 2014 no Teatro Carlos Câmara. A seleção foi destinada a interessados em apresentar espetáculos de pequeno e médio porte, conforme as características do Teatro Carlos Câmara. Cada apresentação contará com cachê de R$ 1.500,00. O público poderá conferir dezenas de novos espetáculos, uma grande mostra da diversidade e da qualidade da cena artística cearense, sempre com entrada franca, em uma programação que será executada em conjunto pela equipe do TCC e pelo grupo Teatro Novo, também selecionado mediante chamada pública. O investimento total do Governo do Estado na programação, por meio da Secretaria da Cultura, é de R$ 316 mil.

 

“Com essa nova oferta de dezenas de espetáculos de alto valor artístico e cultural, selecionados na nova Convocatória, a programação do Teatro Carlos Câmara seguirá destacando os artistas e grupos cearenses, valorizando a produção artística do nosso Estado e oferecendo ao público acesso a apresentações de grande qualidade, sempre com entrada franca, de acordo com a política cultural de nosso Estado”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, destacando que, desde o último mês de outubro, mais de 120 apresentações de música, teatro e dança foram realizadas no TCC.

 

“As atividades no Teatro Carlos Câmara também contribuem para gerar mais um ponto de interesse, fluxo de pessoas e dinâmica cultural no Centro de Fortaleza, somando-se a equipamentos como o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar, o Museu do Ceará, o Arquivo Público, o Sobrado Dr. José Lourenço, a Casa de Juvenal Galeno, mantidos pela Secult, e a outros do poder público e da sociedade civil”, acrescenta o secretário.

 

 

Recorde de inscrições

 

A nova convocatória do Teatro Carlos Câmara contou com um recorde de inscrições. Foram mais de 320 propostas apresentadas para a seleção, um aumento de mais de 110% em relação à convocatória anterior, que contou com 150 inscrições. A marca é destacada pelo diretor do Teatro, o ator e dramaturgo Fernando Piancó, como resultado da boa resposta obtida pelo Carlos Câmara ao longo da programação apresentada desde 2014.

 

“As pessoas passaram a conhecer mais o teatro, a frequentá-lo, inclui-lo no seu roteiro de espaços culturais da cidade, estando mais atentas à programação e sabendo que o teatro voltou a exercer uma das suas principais vocações, que é a de mostrar o que está acontecendo de novidade na nossa produção de música, dança, dramaturgia”, ressalta Piancó.

 

O gestor também enfatiza como importante novidade o fato de a seleção pública ter contemplado pela primeira vez projetos de espetáculos e atividades infantis, o que permitirá ampliar uma oferta que já vinha sendo desenvolvida no Teatro Carlos Câmara e que agora contará com 20 novos espetáculos/atividades específicos para esse público.

 

“Além de continuar sendo um palco de lançamento de novos nomes e de exibição de artistas já reconhecidos na cena cearense na música, no teatro e na dança, o Teatro Carlos Câmara terá reforçada a partir de agora a sua programação infantil. É uma novidade importante tanto para a preocupação com os direitos culturais já na infância e se somando a outros espaços na cidade que já têm essa oferta, quanto para atrair ao Teatro mais pais, tios, parentes, amigos, que também poderão frequentar o Carlos Câmara nos programas dedicados às outras linguagens artísticas”, relaciona Fernando Piancó.

 

 

Programação já começa neste mês

 

A programação com os novos espetáculos selecionados terá início na segunda quinzena de agosto e manterá o horário de começo de noite, para os shows musicais, as peças teatrais e as apresentações de dança, com os sábados dedicados às atividades para o público infantil. Os artistas selecionados serão contatados pela produção do Teatro Carlos Câmara e do grupo Teatro Novo, para definição das datas de apresentação.

 

A Comissão de Seleção foi formada pelo próprio diretor do teatro, Fernando Piancó, por Sidney Malveira, presidente do Grupo Teatro Novo (ator, diretor e músico) e por Monique Cardoso (atriz, produtora cultural e curadora de festivais de arte e cultura).

 

 

06.08.2015

 

Entrevistas/mais informações:
(85) 8699-6524 – Dalwton Moura
(85) 8829-8222 – Clovis Holanda
(85) 8848.4987 – Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898