Centro de Saúde Meireles vacina crianças neste sábado (15)

14 de agosto de 2015 - 18:04

A Secretaria da Saúde do Estado e o Centro de Saúde Meireles vão abrir as portas neste sábado, 15 de agosto, para reforçar as ações do dia de mobilização nacional da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha Nacional de Multivacinação, que acontecem simultaneamente em todo o país até 31 de agosto. Tanto na Sesa como no Centro de Saúde do Meireles as crianças com até cinco anos incompletos serão vacinadas e ficarão protegidas da  paralisia infantil e de muitas outras doenças. A vacinação começa às 8 horas e vai até às 17 horas. A Secretaria da saúde do Estado fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, e o Centro de Saúde do Meireles na Avenida Antônio Justa, 3113. Em todo o Ceará, nos 184 municípios, serão 2.390 postos fixos e mil postos volantes, com a participação de 10 mil profissionais.

 

 

O lançamento da campanha de vacinação contra a paralisia infantil e de multivacinacão para atualização da caderneta das crianças, como forma de mobilizar para o dia D neste sábado, foi realizado pela Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria de Saúde de Fortaleza na manhã desta sexta-feira, 14. Samuel, com quatro anos, Munique, com dois anos, e Carlos Vinícius já estão protegidos. Receberam as gotinhas da poliomielite durante o evento de lançamento, na Unidade de Saúde Edmar Fujita, no bairro Dias Macedo, em Fortaleza. A mãe de Carlos Vinícius, Viviane Sousa, disse que “como mãe fico tranquila agora com o meu filho vacinado. É a primeira vez que o meu filho, com oito meses de vida, é vacinado contra a paralisia infantil. A caderneta de vacinação dele agora está toda em dia”.

 

 

banner lançamento campanhavacinacao3Na campanha de vacinação contra a paralisia infantil é utilizada a vacina oral poliomielite (VOP) de forma indiscriminada. A vacina inativada poliomielite (VIP) está disponível para crianças que estão iniciando o esquema vacinal e aquelas que estão na época de receber a segunda dose. Este é o 36º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano livre da doença no país. Em 2014 o Ceará alcançou cobertura de 98,35% na vacinação contra a paralisia infantil. A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a paralisia infantil é de 95% das 570.452 crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos. Ou seja, o Ceará deve vacinar 541.925 crianças no 184 municípios.

 

 

Na campanha de multivacinação são vacinadas crianças de 0 a 5 anos de forma seletiva, após análise da caderneta de saúde da criança. São oferecidas as vacinas pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras. O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal das crianças para melhorar a cobertura vacinal da população.

 

 

TODOS OS ANOS CEARÁ ATINGE A META
A meta é de 95% de cobertura vacinal

 

2014: 98,35%
2013: 98,20%
2012: 98,63%
2011: 98,27%

 

Fotos:  Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado

 

Ver galeria de fotos

 

 

 

14.08.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/Saude

 

Coordenadoria de  Imprensa do CearaGoverno do Estado do Ceará
Casa Civil
85 3466-4898

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias