Ceará Pacífico: AL aprova lei que reserva vagas para egressos do sistema penitenciário

3 de setembro de 2015 - 19:49

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, nesta quinta-feira (3), a proposta de lei que reserva percentual de vagas de empregos nos contratos com o Governo do Estado aos presos em regime semiaberto, aberto e livramento condicional, e aos egressos do sistema penitenciário cearense. O projeto de lei foi elaborado na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e apresentado pelo governador Camilo Santana no lançamento do Pacto Por um Ceará Pacífico.

Encaminhado à Assembleia, a proposta recebeu nove emendas. O texto final prevê que o percentual de reserva de vagas fique entre 3% e 10%. Agora, o projeto segue para sanção do governador Camilo Santana.

De acordo com a lei, as empresas contratadas pelo Governo deverão reservar de 3% a 10% de suas vagas aos cumpridores dos referidos regimes e egressos. O percentual é válido para empresas com mais de 49 funcionários. Os contratos cuja execução necessite de seis a 49 funcionários deverão reservar, no mínimo, uma vaga. Aqueles contratos com menos de cinco funcionários terão facultada a reserva de vagas.

DESTAQUEA contratação será feita em acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, o que significa a garantia de carteira assinada, férias, décimo-terceiro salário e demais direitos trabalhistas. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, por meio de sua Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, será responsável pela seleção e indicação dos presos e egressos e pela fiscalização dos contratos.

“A aprovação da lei significa um grande passo na política de humanização e ressocialização dos internos do sistema penitenciário que o Governo do Estado vem implantado no Ceará. A aprovação desta lei trará grandes avanços neste sentido”, destaca o titular da Sejus, Hélio Leitão.

O secretário completa que a Secretaria já desenvolve uma série de cursos de capacitação para internos e egressos do sistema penitenciário. “Com certeza, a aprovação da lei será um estímulo a mais para que esses internos aproveitem a oportunidade de capacitação”, pontua.

03.09.2015

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares
ascom.sejus@gmail.com/ (85) 3101.2862

Foto: Tiago Stille / Governo do Ceará

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898