Secult lança edital dos Agentes de Leitura e Mapeamento Cultural no Vicente Pinzon

8 de setembro de 2015

Reafirmando o compromisso com o Pacto por um Ceará Pacifico, a Secretaria da Cultural do Estado do Ceará (Secult) realizará, de setembro a dezembro de 2015, as ações “Agentes de Leitura” e o “Mapeamento Cultural”, durante o Programa “Paz com Voz – Ocupação Cultural do Vicente Pinzon”. Em parceria com instituições governamentais e não-governamentais, as propostas em curso  contribuirão para integrar programas sociais, projetos e atividades integradas, nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Esporte, Juventude, Desenvolvimento Urbano e Meio ambiente. A partir de hoje (8/9), seguindo até o dia 21 de setembro, estão abertas as inscrições para a seleção de Agentes de Leitura do Ceará – 2015, via edital disponível no site da Secult.

 

 

Serão beneficiados com o “Agentes de Leitura” e o “Mapeamento Cultural” os moradores do Bairro Vicente Pinzon, na cidade de Fortaleza. As ações têm por objetivos possibilitar a democratização do acesso ao livro e à leitura e demonstrar, através do mapeamento cultural cartográfico do Vicente Pinzon, seus aspectos históricos, culturais e artísticos, no sentido de identificar e fomentar as produções culturais locais, com vistas à construção coletiva de um projeto de cidadania cultural no território.

 

Para ser um agente de leitura e/ou participar do Mapeamento Cultural, os interessados devem procurar, de 08 a 21 de setembro, o Centro de Inclusão Tecnológica Social Mucuripe (Vicente Pinzon) – CITS, na Rua do Entardecer, no 160 ­ Mucuripe ­ CEP: 60.181­190, ou ligar para os números: 3101.1552 / 3263.2416. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas ainda pelo e-mail: agentesdecultura2015@gmail.com .

 

:.Agentes de Leitura

Criado em 2006, o “Agentes de Leitura” é uma ação do Governo do Estado do Ceará Estado, desenvolvida através da Secretaria da Cultura (Secult), para possibilitar a democratização do acesso ao livro e à leitura, e conta com o apoio financeiro do Fundo Estadual de Combate à Pobreza ­ FECOP.

 

Como dito anteriormente, esta ação visa garantir a democratização do acesso ao livro e criar ambientes favoráveis, através dos agentes de leitura*, para a formação de leitores em 2500 famílias, na comunidade do Vicente Pinzon. Integram ainda os objetivos do “Agentes de Leitura”: desenvolver atividades semanais por meio de empréstimos e rodas de livros; leituras compartilhadas e contação de histórias; além de ações integradas com as escolas, bibliotecas públicas e comunitárias, Pontos de Cultura, CRAS e espaços culturais e de lazer existentes na comunidade.

 

As atividades são abertas ao público em geral e desenvolvidas ainda por meio de saraus literários, oficinas de produção textual, leituras dramáticas, atividades artísticas e criação de clubes de leitura na comunidade.

 

* Quem pode ser agentes de leitura?

Jovens de 18 a 29 anos, com ensino médio concluído ou em conclusão em 2015 em Escola Pública, que possuam residência fixa no bairro Vicente Pizon, em Fortaleza.

 

Como participar?

As inscrições serão realizadas de 08 a 21 de setembro de 2015, no Centro de Inclusão Tecnológica Social Mucuripe (Vicente Pinzon) – CITS (Rua do Entardecer, nº 160 – Mucuripe – CEP: 60.181-190 . Informações pelo telefone: 3101.1552 / 3263.2416 e pelo e-mail: agentesdeleitura2015@gmail.com

 

O que preciso para me inscrever?

a) Formulário de Inscrição devidamente preenchido e assinado;

b) Cópia do RG e CPF do(a) candidato(a);

c) Cópia do comprovante de endereço (água, energia ou telefone) ou Declaração de Residência no nome do proprietário do imóvel;

d) Cópia do Certificado de Conclusão ou Declaração de término ou em Conclusão em 2015 do Ensino Médio expedida por Escola da Rede Pública de Ensino;

e) Histórico Escolar;

f) Mini-Currículo;

g) Declaração de que não é funcionário público e nem prestador de serviço público estadual, conforme anexo III.

+ Informações

e Edital do Agentes de Leitura: www.secult.ce.gov.br

 

:.Mapeamento Cultural

A ação tem por objetivo demonstrar através do mapeamento cultural cartográfico do Vicente Pinzon seus aspectos históricos, culturais e artísticos, no sentido de identificar e fomentar as produções culturais locais, com vistas à construção coletiva de um projeto de cidadania cultural no território.

 

Quem pode participar?

Jovens de 18 a 29 anos, com ensino médio concluído ou em conclusão em 2015 em Escola Pública, que possuam residência fixa no bairro Vicente Pizon, em Fortaleza.

 

Quantos agentes culturais participarão?

Serão selecionados e formados 10 jovens agentes culturais da comunidade para a realização do mapeamento.

 

Como participar?

As seleções serão realizadas de 10 a 21 de setembro de 2015, no Centro de Inclusão Tecnológica Social Mucuripe (Vicente Pinzon) – CITS (Rua do Entardecer, nº 160 – Mucuripe – CEP: 60.181-190 . Informações pelo telefone: 3101.1552 / 3263.2416 e pelo e-mail: agentesdeleitura2015@gmail.com

 

Cronograma do Mapeamento:

10 a 21 de setembro – Seleção dos agentes locais

24 a 28 de setembro – Formação dos agentes locais

28 de setembro a 13 de outubro – Busca ativa do mapeamento cultural

13 a 23 de outubro – Diagnóstico e sistematização

26 a 30 de outubro – Caravana do mapeamento cultural

 

:.Instituições parceiras:

Integram as ações da Ocupação do Vicente Pinzon a Secretaria da Cultura de Fortaleza (SECULT­FOR), em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC); a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS­CE); Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SSTDS­CE); a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT) a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Central Única das Favelas (CUFA); o Movimento Onda Periférica; os Pontos de Cultura; além de Organizações Não Governamentais.

 

 

:: SERVIÇO:

 

 

Pacto por um Ceará Pacífico

Inscrições para os projetos “Agentes de Leitura” e participação no “Mapeamento Cultural” , durante o Programa “Paz com Voz – Ocupação Cultural do Vicente Pinzon”

 

Os interessados podem se inscrever no  Centro de Inclusão Tecnológica Social Mucuripe (Vicente Pinzon) – CITS (Rua do Entardecer, nº 160 – Mucuripe – CEP: 60.181-190 . Informações pelo telefone: 3101.1552 / 3263.2416 e pelos e-mails: agentesdeleitura2015@gmail.com/ mapeamentoculturalce@gmail.com

 

Edital Agentes de Leitura do Ceará – 2015
http://www.secult.ce.gov.br/index.php/agentes-de-leitura/category/132-agentes-de-leitura-2015

 

 

 

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(85) 3101.6761