Hospital recebe doação de cabelos para perucas de crianças com câncer

17 de setembro de 2015 - 14:44

Enfrentar um diagnóstico de câncer não é fácil. As consequências das sessões de quimioterapia podem mexer com a autoestima dos pacientes. Quando os pacientes são crianças, a situação fica mais delicada. A queda de cabelos está entre as reações mais comuns da quimioterapia, que começa depois da terceira ou quarta sessão do tratamento. Atitudes de solidariedade podem amenizar o sofrimento e melhorar a autoestima de quem luta pela cura. É o que voluntários fazem, doam o próprio cabelo, para resgatar a alegria de viver, através do projeto “Um pedacinho de amor não doi”, que tem o apoio do  Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, um dos 10 hospitais que integram a rede pública do Governo do Estado. Na próxima segunda-feira, 21, das 10 às 16 horas, o hospital faz uma ação para receber doadores de cabelos, com a participação de cinco cabeleireiros, que vão cortar cabelos gratuitamente.

 

Qualquer pessoa pode participar. Basta ter boa vontade e ir até o Hospital Waldemar Alcântara, que fica na Rua Pergentino Maia, em Messejana, com o cabelo limpo e seco. Segundo a idealizadora do projeto ¨Um pedacinho de amor não doi¨,  Charliane Cruz,  a doação é de no mínimo 15 centímetros de cabelos. Quem não tem cabelos compridos pode ajudar de outras formas. ¨Além dos cabelos, precisamos de outros itens para fazer as perucas. Não cobramos nada para fazer as perucas. Tudo é doação¨, informa. O projeto foi criado há dois anos e tem a parceria de instituições,  como o Lar Amigos de Jesus e a Associação Peter Pan, que cuida de crianças com câncer.

 
Ela conta que o projeto nasceu há dois anos e o ponta pé inicial foi dado por sua filha Marília Karen, que desde pequena visitava instituições que cuidam de crianças com câncer. “Ela via as meninas sem cabelo, por conta do tratamento e queria ajudar de alguma forma. Um dia, disse que queria doar seu cabelo, reuniu outras amigas e começamos a campanha. É muito gratificante poder ajudar”, ressalta.

 

“Embora o Waldemar Alcântara atenda pacientes com câncer para cuidados paliativos, o câncer pediátrico não é uma de nossas especialidades, no entanto ficamos sensibilizados com esse trabalho voluntário e nos solidarizamos. O nosso intuito é doar, ajudar o próximo”, comenta a pediatra Fernanda Netto, diretora do hospital. O Waldemar Alcântara é um hospital de retaguarda, que dá suporte e continuidade de tratamento aos pacientes atendidos nas emergências e prontos-atendimentos da rede. Realiza 800 internações mensais em unidades abertas e unidades de terapia intensiva, cirurgias eletivas, atendimentos domiciliares e mais de mil atendimentos ambulatoriais por mês.

 

 

Serviço:

 

Ação: “Um pedacinho de amor não doi” para arrecadação de cabelos
Local: Hospital Dr. Waldemar Alcântara
Rua Pergentino Maia, 1559, Messejana, Fortaleza – Ceará
Data: 21/09 de 10h às 16h

 

 

17.09.2015

Assessoria de imprensa das UPAs
3216.8336/  9 8786-7498/ 9 8970-7731

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de Imprensa – Casa Civil