STDS realiza 2º Concurso Ceará Moda Acessível

17 de setembro de 2015 - 13:22

Com o objetivo de apresentar roupas para pessoas com diversos tipos de deficiência, levando a mistura das tendências nacionais com a criatividade cearense e, especialmente, a acessibilidade às passarelas, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), realizou nesta quarta-feira, 16, o 2º Concurso Ceará Moda Acessível. “Lançamos um desafio para os profissionais de moda cearenses: pensar a moda com o conceito de acessibilidade. O que essa roupa tem que facilita o meu vestir? A produção de peças desenvolvidas para pessoas com deficiência é um nicho de mercado que precisa ser explorado”, explicou a coordenadora do Cepid, Regina Tahim.

 

RIMG 8008Como parte da preparação para o desfile que encerrou o 2º Concurso Ceará Moda Acessível, o Cepid realizou, durante os meses de agosto e setembro, capacitação de 70 pessoas: 28 no curso de Modelo e Manequim, 18 na área de Fotografia e 24 no curso de Maquiagem. Os alunos trabalharam na produção e na cobertura do evento. Para a estudante Deborah Oliveira, 20, aluna do Cepid em outras duas ocasiões nos cursos de Inglês e Auxiliar Administrativo, acrescentar ao currículo o curso de Modelo e Manequim foi especial. “É muito bom pensar que esse concurso e esse desfile, do qual vou participar, foram criados para abranger a minha limitação física e as limitações de tantas outras pessoas”, afirmou a estudante.

 

Criatividade

 

RIMG 7512Participaram do concurso 17 estudantes de instituições técnicas ou de ensino superior e profissionais formados na área de Moda, dos quais cinco tiveram trabalhos selecionados. As criações foram apresentadas durante o 31º Ceará Summer Fashion (CSF).

 

Em primeiro lugar, com a coleção Cores de Frida, ficou o designer Gleyson Portela. Os designers Aleson Pinho e Jária de Araújo ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. O 2º Concurso Ceará Moda Acessível contou com a parceria da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades).

 

Promovido pelo Maraponga Mart Moda (MMM), o Ceará Summer Fashion apresenta em sua 31° edição, além das criações acessíveis, as Coleções Verão 2016 e conta com a participação de 300 marcas de todos os segmentos da moda.

 

 

Censo demográfico

 

Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Um contingente de pessoas com direitos de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, na vida, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios.

 

 

Cepid

 

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) é uma estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento, que representa quase 28% da população cearense. O equipamento é o maior do Norte e Nordeste e tem capacidade para atender 1.200 jovens e adultos.

 

A unidade dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, além de capacitação nas áreas de comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras e unidade de atendimento do Sine/CE. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria.

 

Mais informações: Regina Tahim, Coordenadora do Cepid – Fone: 3101.2723

 

 

17.09.2015

 
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará – STDS
Carlos Eugênio / 85 98878.8510 / 85 3101.2089 / 2099
E-mails: imprensa@stds.ce.gov.br
             imprensastds.ce@gmail.com
Twitter: @stdsonline

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898