Pacientes do Hospital César Cals têm acesso a mais exames laboratoriais

23 de setembro de 2015 - 18:46

O Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado, além de ser referência em obstetrícia e neonatologia, atua também nas áreas de clínica médica e cirúrgica, com tratamentos em áreas como, neurologia, geriatria, obesidade, mastologia, reumatologia, urologia, pneumologia, hematologia, entre outros. Para o cuidado adequado, diagnósticos cada vez mais precisos e condutas que primam pela qualidade da assistência, o laboratório de análises clínicas do HGCC disponibiliza, para os pacientes internados e ambulatoriais, cerca de 170 tipos de exames diferentes. Em 2012, esse número era de apenas 22.

 

Daniel Soares, coordenador do Centro de Patologia do HGCC, explica que “o laboratório faz desde o exame mais solicitado, como o hemograma, até exames mais específicos e sofisticados, como os marcadores tumorais, que contribuem para o diagnóstico e tratamento do câncer”. Ele conta que a cada ano, o número de exames realizados tem aumentado. De janeiro a gosto de 2014, foram 249 mil exames e, em igual período de 2015, esse número foi de 287.669, um aumento de 15%. Só em agosto desse ano, foram 39 mil exames realizados. Por dia, em média, são atendidos 175 pacientes, entre externos e internados, o que equivale a 1300 exames diariamente. Em 2014, o laboratório do HGCC realizou 373.393 exames.

 

A modernização do laboratório, com a aquisição de novos equipamentos e aparelhos permitiu a realização de um maior número de exames e de tipos diferentes, o que possibilitou um ganho para o paciente, que conta com mais qualidade técnica na hora do diagnóstico. O HGCC passou a realizar novos exames, antes feitos em laboratórios externos. Para tornar os resultados mais ágeis e rápidos, esses exames passaram a ser feitos no próprio hospital, como os direcionados aos pacientes do Programa da Obesidade, de reumatologia, além dos rastreamentos e monitoramento de tumores. A mesma prática também é direcionada às pacientes da obstetrícia.

 

Além da modernização, o laboratório passou a adotar condutas que visam uma maior eficiência de suas ações, como a implantação de procedimentos operacionais em todos os ambientes, qualificação profissional, formação de equipes especializadas para a coleta de sangue de recém-nascidos e a otimização do serviço, a partir do uso de material mais moderno. É feito também o controle de qualidade interno, que acontece diariamente, antes do início da rotina dos exames, nos equipamentos, com a garantia de resultados mais seguros.

 

A confirmação de todo esse cuidado se dá com o reconhecimento do Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (PNCQ), que realiza avaliação mensal, e do qual o HGCC participa desde 2009. Na última avaliação anual, referente ao ano de 2014, o Hospital César Cals obteve o reconhecimento de desempenho excelente nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência, confirmando a qualidade dos exames realizados.

 

 

23.09.2015

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 9 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898