Reitoria da URCA se reúne com alunos e representantes de Centros Acadêmicos

23 de setembro de 2015

Estudantes da Universidade Regional do Cariri (URCA) e representantes de Centros Acadêmicos da Instituição estiveram reunidos com o reitor da universidade José Patrício Pereira Melo, o vice-reitor Francisco do Ó Lima Júnior e os pró-reitores da instituição para uma apresentação e esclarecimentos necessários relacionados ao funcionamento de cada área. Na ocasião, os estudantes fizerem questionamentos, apresentaram sugestões e tiraram dúvidas relacionadas a forma de distribuição dos recursos, voltados para investimentos de projetos dos alunos, já debatidos durante seminário.

 

Cada pró-reitoria contou com uma breve apresentação, incluindo projetos que já vêm sendo desenvolvidos e outros a serem iniciados pela administração. Foram destacados aqueles inseridos no Plano Plurianual da Universidade e Monitoramento de Ações Prioritárias Permanente (MAPP). O debate a respeito deste tema, principalmente dos projetos executados voltados para a classe estudantil, foi um dos pontos enfocados no encontro.

 

Esse, segundo o Reitor, foi o primeiro de outros encontros que deverão acontecer, no intuito de proporcionar ações pautadas no diálogo institucional. Ele afirma que, nesse momento, além de apresentar aos alunos o funcionamento das instâncias da URCA, a meta é facilitar o trânsito dos estudantes na própria universidade para que saibam os setores determinados para cada procedimento. Todos os pró-reitores ressaltaram a disponibilidade em poder atender aos estudantes, para que dúvidas sejam esclarecidas em relação as ações e projetos desenvolvidos.

 

Alguns aspectos foram ressaltados durante a reunião, com a reestruturação do Departamento de Ensino de Graduação (DEG). Também será criado o Núcleo de Acessibilidade (NAURCA), e o fortalecimento das políticas afirmativas na instituição. Está em fase de encaminhamento a realização da III Semana de Extensão da URCA. A meta é que este segmento seja cada vez mais fortalecido, com ações nas comunidades.  E revitalização a Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte e institutos da URCA são outras propostas que estão sendo trabalhadas. Além das parcerias que vêm senso fortalecidas junto à universidade e a criação do projeto Universidade Aberta da Terceira Idade.

 

Atualmente a URCA conta com dois Doutorados Interinstitucionais (Dinters), e seis Metrados Interinstitucionais (Minters). Uma das finalidades da URCA é continuar fortalecendo a qualificação dos docentes da Universidade, com maior apoio à pós-graduação.

 

Já no segmento da assistência estudantil, a URCA conta atualmente com projetos relacionados à ampliação do restaurante universitário, atualmente com a distribuição de 2 mil refeições diárias, sendo 1.600 delas no Cariri, e mais 400 em Iguatu, com a meta de duplicar o fornecimento no centro-sul.  As adequações e melhorias no cardápio foram discutidas. Além disso, foram debatidas as propostas de realização do I Fórum de Assistência Estudantil da URCA, jogos universitários, e ampliar ações nas áreas de lazer e cultura.

 

A ampliação das bolsas para estudantes da Universidade foi enfocada. Não houve redução, conforme foi enfatizado, e a meta a partir de agora é poder dobrar o número. As bolsas da Proae atualmente em vigor são 132, e outras bolsas e convênios, 114.

 

 

 

23.09.2015

 

Elizângela Santos
Assessora de Imprensa da Universidade Regional do Cariri (URCA)
88 3102.1212 | 88 99915.3450
urca.imprensa@gmail.com

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898