Índice de disponibilidade do SICONV-CE garante estabilidade e segurança na formalização de convênios

24 de setembro de 2015 - 14:18

Com índices mensais acima dos 99% de disponibilidade, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará comemora os números do Sistema de Convênios e Congêneres do Ceará (SICONV-CE). Os índices garantem mais estabilidade no ambiente virtual, agilidade nos processos e segurança nos dados lançados no sistema. O salto qualitativo vem se repetindo desde o segundo trimestre de 2014, quando o sistema passou por diversas atualizações.

Durante esse período, foram desenvolvidas novas rotinas nos processos de aprimoramento do sistema, como a melhoria da performance dentro da plataforma, o atendimento de novas demandas e a implantação de novos módulos na ferramenta, possibilitando ao usuário estabilidade no cadastramento de dados e no envio de arquivos.

Na opinião do secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, o equilíbrio entre o serviço oferecido pelo órgão e a tecnologia por trás do sistema é fundamental para sua estabilidade. “O SICONV-CE passa por constantes melhorias, o que assegura uma atualização contínua da ferramenta, permitindo que o sistema não se torne obsoleto”, destaca o secretário.

No rol de melhorias do SICONV-CE, destaca-se ainda a parceria firmada entre o órgão e a Caixa Econômica Federal com o objetivo de facilitar a operacionalização das liberações de recursos financeiros, permitindo um maior nível de automação das transações e tornando o processo mais ágil e seguro.

Outra parceria importante é o suporte oferecido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), já que a plataforma é hospedada nos servidores da empresa. Além disso, a Etice garante o backup dos dados (cópia de segurança), a operação dos servidores, a conectividade da rede por meio do Cinturão Digital do Ceará (CDC) e as medidas necessárias para assegurar a manutenção da plataforma.

O SICONV-CE também foi o primeiro sistema a ser auditado pela equipe de Auditoria Especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação da CGE, onde foram avaliadas as funcionalidades do sistema, abordando os aspectos relacionados à documentação, repasse de conhecimento do sistema, à manutenção, aos recursos de tecnologia da informação, à segurança da informação, ao funcionamento e ao suporte ao usuário.

Sistema de Convênios e Congêneres do Ceará
A CGE é o órgão responsável pelo gerenciamento do sistema corporativo de controle de convênios e congêneres, denominado SICONV-CE. Tal ferramenta foi desenvolvida no âmbito do Controle Interno Preventivo para oferecer suporte aos órgãos e entidades do Poder Executivo na execução de suas parceiras que envolvam transferências de recursos financeiros por meio de convênios e congêneres.

24.09.2015

Assessoria de Comunicação da CGE
Flávia Salcedo – 85 3101.3474
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ (85) 3466.4898