Nutec apresenta propostas para o combate à crise hídrica

28 de setembro de 2015 - 21:00

O Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Estado do Ceará se reúne todas as segundas pela manhã, no Corpo de Bombeiros para ouvir demandas dos municípios e novas propostas de empresas públicas e privadas para temas relacionados à seca no Ceará. Nesta segunda-feira (28) o Comitê contou com a apresentação da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), órgão vinculado à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece).

 

Equipado com vários laboratórios para análise de água, o Nutec chega como solução no sentido de disponibilizar-se para o controle de qualidade da água do Estado. Apresentou, inclusive, uma unidade de análise de água móvel que poderá in loco realizar essas avaliações, por exemplo, nos carros-pipa.

 

O Nutec mostrou também uma estação de tratamento de água móvel em fase de finalização. Essa estação inclui diversas etapas de tratamento de acordo com a qualidade da água bruta. Ela removerá a matéria orgânica, a turbidez, os micro poluentes, dessalinizando filtrando e desinfectando a água, que na prática, significa o fornecimento de água potável para o consumo da população.

 

Outra tecnologia apresentada foi a de uma empresa incubada no Nutec que tem a finalidade de comercializar um mineral que tem a capacidade de abrandar a água, sequestrando o cálcio e o magnésio da água. O produto, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e com o Nutec, tanto poderá ser utilizado associado aos dessalinizadores, propondo-se a aumentar o tempo de vida útil das membranas, como isoladamente, retirando a dureza e abrandando esse tipo de água.

 

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, a tecnologia soma-se a outras iniciativas no trabalho de combate à estiagem vivida no semiárido cearense pelo quarto ano consecutivo: “Precisamos agilizar todo esse processo de viabilização financeira do produto e fazer chegar nas comunidades mais carentes o mais rápido”, enfatizou.

 

Já Francisco das Chagas Magalhães, Presidente do Nutec, destacou a importância na orientação que o órgão dedica na gestão dos recursos hídricos, área prioritária do Estado: “A melhor gestão dessa crise passa obrigatoriamente pela conjunção das competências multi-institucionais. E o Nutec possui elevado potencial para se inserir neste contexto como provedor de soluções”, explicou Magalhães.

 

Como encaminhamento, o Nutec se reunirá, ainda esta semana, com a Secretaria de Recursos Hídricos, a Superintendência de Obras Hidráulicas e a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos para apresentar as propostas e discutir questões técnicas.

 

 

28.09.2015

 

Arinne Oliveira
Assessora de Imprensa da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)
85 3101.6925 | 98732.2056
arinne.mauricio@gmail.com

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898