Semace flagra veículos emitindo fumaça em excesso

28 de setembro de 2015

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), promoveu blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra no interior do Ceará. As fiscalizações aconteceram com o auxílio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) no período de 22 a 24 de setembro, nos municípios de Tianguá, Sobral e Baturité, respetivamente. Durante os três dias foram vistoriados 421 veículos. Desses, sete receberam uma multa no valor de R$ 1.459,14 por estarem emitindo fumaça acima do permitido.

 

O programa tem o objetivo de minimizar a poluição atmosférica gerada pela emissão de material particulado oriundo dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel. Além do trabalho fiscalizatório, a Semace busca conscientizar os responsáveis pelos carros de que a manutenção do veículo é fundamental para que este fique adequado às normas estabelecidas e, consequentemente, não polua o meio ambiente.

 

Para medir a intensidade de fumaça emitida automóvel, a equipe da Semace utiliza a escala de “Ringelmann Reduzido”, composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na oportunidade, o técnico da autarquia faz uma comparação visual da tonalidade do material particulado expelido pelo escapamento com o da cartela.

 

A emissão de fumaça em cores mais brandas indica que o carro está dentro dos padrões estabelecidos, que são 20 e 40% na escala. Mas se a cor for mais escura, o veículo é multado, pois está entre os percentuais de 60, 80 e 100%, proibidos pela legislação.

 

 

28.09.2015

 

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
comunicacao@semace.ce.gov.br
(85) 3101-5554/ 98605-9501

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898