Nova turma do curso de formação do BPRaio inicia na região de Quixadá

29 de setembro de 2015

Dando continuidade às ações de interiorização e descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas, teve início, nesta semana, o curso de formação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Quixadá, Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

A formação, iniciada com 37 policias, faz parte de um dos compromissos de campanha do governador Camilo Santana, que visa a implantação do BPRaio em Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Interior do Estado. O curso tem seis semanas de duração com 328 horas aulas, em que os alunos são instruídos desde assuntos referentes à cidadania e direitos humanos às técnicas e procedimentos de tiro policial defensivo, pilotagem tática de motocicletas e defesa pessoal. Os profissionais ficarão sediados em Quixadá, mas irão atuar em toda a região do sertão central do Estado.

Início de atividades em Sobral
Para viabilizar as atividades dos Batalhões no Interior, foram entregues 32 motos e duas viaturas para o reforço das ações do BPRaio em Sobral AIS 12, no dia 24 de agosto. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamento dos policiais, também já foram entregues.

R Raio.1Duas turmas já foram formadas no Curso de Formação Profissional do BPRaio. A terceira turma está marcada para terminar no próximo dia 07 de outubro, com 29 alunos. No dia seguinte, as tropas darão início às atividades, em Sobral. Ao todo, 53 profissionais do Batalhão atuarão na cidade e na região Norte do Estado. A área é a segunda a receber as equipes fixas do BPRaio, que já atuam no Cariri com 67 policias, 48 motos e seis viaturas. Em Fortaleza, há 508 profissionais, 420 motocicletas e doze viaturas.

O projeto de interiorização do BPRaio prevê, ao final da implantação, a atuação nas principais cidades do Interior com 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Além de Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá, os municípios de Russas, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca e Tauá também receberão o batalhão especializado no patrulhamento tático com motos. A previsão é que até agosto de 2016 as novas equipes estejam em operação.

Esse conjunto de medidas integra compromissos de campanha do governador Camilo Santana na área da segurança pública.

29.09.2015

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br/ (85) 3101.6517

Fotos: Acervo / SSPDS

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ (85) 3466.4898