UECE abre inscrições para Mestrado de Políticas Publicas e Sociedade

29 de setembro de 2015

Estão abertas até o dia 08 de outubro, as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade  (MAPPS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), para o preenchimento de 20 vagas. Os interessados podem dirigir-se a Secretaria do MAPPS, no Bloco do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), campus Itaperi, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

O Mestrado tem como objetivo formar pesquisadores capazes de analisar a sociedade diante das mudanças  paradigmáticas que vêm ocorrendo no âmbito da modernidade, com capacidade de refletir criticamente, na dinâmica do mundo globalizado, sobre políticas públicas no contexto das especificidades nacionais e regionais.

 

Poderão participar preferencialmente do Mestrado alunos egressos dos cursos de graduação em Ciências Humanas. Podem também candidatar-se da seleção graduados de outras áreas do conhecimento interessados nas linhas de pesquisa do  MAPPS.

 

Linhas de Pesquisa

 

1. Violência, Conflitualidade e Direitos

Tem como centralidade o estudo dos conflitos, das representações sociais e diferentes práticas e linguagens da violência,  bem como da moral, dos direitos e políticas públicas, das ações coletivas e lutas sociais, em confronto com os ciclos de  insegurança e medo, considerando as relações estabelecidas entre os processos de mundialização e a expansão das  desigualdades sociais e da violência na sociedade brasileira.

 

2. Nacionalidades, Culturas e Comunicação

Abarca temas focados na dimensão política de grupos diferenciados pela produção e consumo culturais, pela formação e  intercâmbios entre comunidades nacionais, por meio da articulação entre internacionalização da cultura e reconfiguração  simbólica nacional. Assim, em uma perspectiva interdisciplinar, abordam-se as relações de poder envolvidas na política,  gestão, produção e consumo da arte, da cultura, da comunicação e da educação, incluindo-se nestas tanto práticas sociais  quanto programas governamentais. 

 

 

3. Ambiente, Trabalho e Saúde

Aborda temática multidisciplinar de reflexão sobre as variadas determinações e dimensões da sociedade diante das  transformações na saúde, no trabalho e no ambiente em suas repercussões na vida social. A preocupação com o ambiente  envolve estudos teórico-empíricos da relação saúde x trabalho, políticas ambientais, políticas de trabalho emprego e renda.

 

4. Gênero, Família e Geração

Trata-se de linha de pesquisa preocupada com o estudo da sociabilidade humana em suas múltiplas formas de  manifestação. Alicerça-se na complexidade dos significados de família, das relações de gênero e das questões geracionais.  Lida com categorias que, aparentemente distintas e portadoras de saberes específicos, resguardam infinitas relações e transversalidades. As transformações observadas na atualidade com rebatimentos nos modelos e padrões familiares e ressonância nas relações entre o feminino e o masculino e entre as gerações constituem objeto por excelência desta  temática de estudo.

 

http://www.uece.br/uece/dmdocuments/edital_mapps_2016-1.pdf

 

 

 

29.09.2015

 

Fátima Serpa – Assessora de Imprensa da Uece
(fatima.serpa@uece.br / 3101-9605)

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898