Secretaria das Cidades discute criação de Central de Tratamento de Resíduos em Sobral

1 de outubro de 2015 - 21:08

A Secretaria das Cidades realiza, nesta sexta-feira (2), reunião com os prefeitos membros do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes). O evento irá discutir a implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR), a primeira no Ceará, para o atendimento de 15 municípios integrantes do consórcio. A reunião acontecerá no auditório da Escolinha do Detran de Sobral, a partir das 10 horas da manhã.

 

O Comderes é formado pelos municípios de Sobral, Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú e Senador Sá.

 

 

Central de Tratamento de Resíduos (CTR)

 

A Central de Tratamento de Resíduos tem como objetivo substituir os lixões e proporcionar o gerenciamento de diversos tipos de resíduos, reduzindo a poluição e os impactos ambientais e sociais.

 

Em seu projeto original, a CTR será dividida em quatro partes. A primeira delas constitui-se de uma central de compostagem, que transforma o lixo orgânico em adubo. O segundo módulo está destinado ao tratamento de resíduos da construção civil. Na Central também haverá espaço para o tratamento de poda de árvores e finalmente, um aterro sanitário.

 

A CTR será construída em Sobral, em uma área total de 114,18hac. O empreendimento será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento aproximado de R$25 milhões.

 

 

01.10.2015

 

Assessoria de Imprensa – Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos: 3207-5249

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898