Inscrições abertas para oficina com historiador da arte Júlio Martins

2 de outubro de 2015 - 14:03

A oficina “Curadoria e Histórias das Exposições”, com o historiador da arte Júlio Martins está com inscrições abertas. O período de inscrições é de 28 de setembro a 8 de outubro.  Com carga horária de 9h, a oficina vai acontecer no dias 20, 21 e 22 de outubro, no Porto Iracema das Artes,  das 14h às 17:30. Estão disponíveis 20 vagas.

 

 

A partir de três palavras: página, greve, solidão, tomadas como eixos para os 3 encontros da oficina, Júlio Martins apresentará alguns de seus projetos curatoriais como forma de abordar interesses e questões importantes para a Curadoria e Histórias das Exposições. Todo o conteúdo selecionado manterá relação com o campo de pesquisa do artista cearense Haroldo Saboia – selecionado para o Laboratório de Artes Visuais 2015, Projeto “Notas para um atravessamento cartográfico”.

 

Júlio Martins é curador, historiador da arte e editor. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes – UFMG, formou-se em História pela UFMG e em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG. Em 2009 participou do Programme Courants du Monde, na Maison des Cultures du Monde (Paris). De 2008 a 2011 foi Curador Geral do Museu Inimá de Paula (Belo Horizonte). Foi Curador Viajante do Rumos Artes Visuais 2011-2013, Instituto Itaú Cultural (São Paulo).Participou do workshop curatorial da 31ª Bienal de São Paulo e da residência “Ações Curatoriais em Florianópolis”. Atualmente organiza com Paulo Herkenhoff a exposição “Livro e Palavra de Artista” no MAR, Museu de Arte do Rio. Dentre as curadorias que realizou destaque para “savoir-forme”, de Stéphane Vigny, “Iluminuras”, de Marco Antonio Mota, “O que pode a expiração”, de Pablo Lobato, “Walking Papers”, de Marcos Brias, “Campos da ação noturna”, de Carolina Cordeiro, “Drawing to no end”, de Bruno Cançado, “Convite à Viagem” – Rumos Artes Visuais, “Área de:”, de C L Salvaro, “Modos de usar:” no MAES, “cúando.tú for mileva”, na GAEU-UFES, “Áreas de Intermitências”, de André Hauck, “pela superfície das páginas …” no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça e “through the surface of the pages …” – coletiva de artistas brasileiros no DRCLAS, Harvard University.

As inscrições podem ser feitas através do formulário no link abaixo:

 

http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes-abertas-para-a-oficina-curadoria-e-historias-das-exposicoes-com-julio-martins/

 

 

02.10.2015

 

Assessoria de Comunicação da Escola Porto Iracema das Artes
Ana Alice Nogueira
(85) 3219.5842

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil