Parceria da SPD com a STDS cetifica reinserção social e profissional em comunidades terapêuticas

7 de outubro de 2015 - 20:24

Nas mãos, o certificado do curso profissionalizante concluído com êxito. No rosto, o sorriso largo que demonstra a satisfação em superar mais uma etapa do tratamento para se livrar das drogas. Para completar a alegria, a companhia de familiares e amigos no momento especial de retomada de suas vidas. Foi assim a tarde da terça­-feira (6) para 40 internos das Comunidades Terapêuticas (CTs) Moradores do Henrique Jorge e Grão de Mostarda, instaladas nos municípios do Eusébio e Aquiraz, ambos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

 

Em tratamento por conta do uso problemático de drogas, 40 internos, sendo 20 de cada CT, concluíram o curso de mecânico de motos, uma iniciativa efetivada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) no âmbito do programa ‘Criando Oportunidades’. A ação é voltada para o fortalecimento da RDSCN7128reinserção social e profissional de dependentes químicos no Estado do Ceará, através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos.

 

Um dos concludentes, de 33 anos, que tem a identidade preservada, se mostrou feliz por ter participado do curso e só pensa em concluir o tratamento na CT e retomar a vida normal, agora com uma profissão. “Eu não vou perder essa oportunidade que estão me dando”, disse. Outro concludente, que já é eletricista, considera que terá mais facilidade de conseguir emprego quando deixar a CT porque está mais capacitado para o mercado de trabalho. Todos dizem que o curso de mecânico de motos melhorou a autoestima e será importante no futuro próximo para quando voltarem para suas famílias e a sociedade.

 

O curso teve duração de 100 horas/aula, sendo ministrado por instrutor da Associação Aliança Comunitária. Além do certificado, os concludentes receberam um kit com ferramentas para darem os primeiros passos na nova profissão quando deixarem as CTs. A entrega dos certificados nas duas comunidades terapêuticas contou com a presença da titular da SPD, Mirian Sobreira. Além dela, estiveram presentes a coordenadora pedagógica da Aliança Comunitária, Karina Anchieta; e a gerente da célula de Avaliação e Monitoramento da SPD, Lidiana Rebouças. O público maior foi composto de internos das CTs e seus familiares e amigos.

 

Ao falar para os concludentes, a secretária Mirian Sobreira ressaltou a importância da oferta de oportunidades de qualificação por parte do governo do Estado para a reinserção social e profissional do dependente químico, reforçando a recuperação e a melhoria da autoestima, além de evitar a ociosidade nas CTs e reduzir novas possibilidades de uso de drogas. A secretária reforçou o desejo de fortalecer a parceria da SPD com as comunidades terapêuticas no Ceará. Lembrou ainda o projeto de lei a ser encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador Camilo Santana que assegura de 2% a 5% de vagas de trabalho em obras tocadas pelo Estado para pessoas que concluem o tratamento relacionado ao uso problemático de drogas.

 

 

Parceria

 

A parceria da SPD com a STDS para a oferta de cursos profissionalizantes teve início em agosto passado. Num primeiro momento, foram disponibilizadas 245 vagas no âmbito dos projetos ‘Criando Oportunidades’ e ‘Primeiro Passo – Linha Jovem Bolsista’, com a oferta de cursos diversos, priorizando ofícios hoje com maior demanda de especialistas. Os beneficiados do projeto ‘Primeiro Passo’ também recebem bolsa no valor de R$ 100 durante os três meses de duração de curso de informática.

 

Os cursos profissionalizantes estão acontecendo em nove comunidades terapêuticas espalhadas por diversos municípios cearenses. São elas: Associação Shalon de Promoção Humana, O Caminho –Resgatando Vidas, Casa Belém, Desafio Nova Vida, Moradores Henrique Jorge, Grão de Mostarda, Instituto Volta ao Caminho, Casa Abraão e Casp. A execução é acompanhada e supervisionada pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. A Secretaria também articula com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) a inserção dos participantes dos cursos no cadastro de empregos e geração de renda.

 

 

07.10.2015

 

 

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939
­ lenaximenes66@gmail.com

 

Ciro Câmara
Gestor de Células / Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil