Secult e UFC debatem ampliação de parceria em ações de arte e cultura

13 de outubro de 2015 - 22:04

Intensificar e ampliar as acões conjuntas entre a Secult e a UFC, em prol de parcerias em diversas áreas. Com esse objetivo, aconteceu na tarde desta terça-feira, 13/10, no gabinete da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, reunião entre a direção da Secult, os coordenadores de equipamentos da Secult e os coordenadores de cursos e equipamentos culturais da Universidade Federal do Ceará.

 

Entre os participantes, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, o secretário adjunto da Cultura, Fabiano dos Santos, a secretária executiva, Ana Maria Fontenele, o vice-reitor da UFC, prof. Custódio Almeida, o diretor do Instituto de Cultura e Arte da UFC, prof. Sandro Thomaz, o professor e regente Erwin Schroder, entre vários outros professores e coordenadores da universidade. Além de Ana Maria Fontenele, professora do Departamento de Teoria Econômica, a equipe da Secult conta com outros professores da UFC, como Dilmar Miranda (diretor do MIS-CE, professor da pós-graduação em Filosofia) e diversos coordenadores e gestores que cursaram graduação ou pós-graduação na Universidade Federal.

 

Durante a reunião, foram debatidas ações conjuntas em formação, difusão e pesquisa. A diretriz de maior presença dos professores, servidores e estudantes da UFC nos equipamentos culturais da Secult e de amplo diálogo entre a Secretaria e a academia foi um ponto destacado ao longo do encontro.

 

 

Próximos passos

 

Como próximos passos, as equipes da Secult e da UFC listarão equipamentos culturais, setores e possibilidades de ações em parceria, para discussão interna em cada instituição. Definidos os projetos e programas a serem executados, serão estabelecidos termos de cooperação específicos para cada ação.

 

Entre os temas discutidos, destaque para cooperação técnica, cultura e educação, geração de conhecimento, produção de pesquisas específicas sobre o campo da cultura no Ceará, mensuração de indicadores econômicos do setor artístico e cultural, políticas para estágio, formação, pesquisa e difusão, relação dos Tesouros Vivos/mestres da cultura com a universidade e até a possível criação de novos cursos relacionados à área.

 

“Agradecemos muito a disponibilidade do vice-reitor, professor Custódio Almeida, e de todos os professores e coordenadores, de virem nos visitar. Poderíamos ter feito essa reunião na UFC, mas pra nós é de um simbolismo muito importante a visita dos senhores à sede da Secult”, destacou o secretário Guilherme Sampaio, destacando as metas ousadas do Governo do Estado para o setor cultural.

 

“Essas metas incluem parceria com as universidades, com destaque para a UFC. Quero agradecer muito a disponibilidade de estarem aqui e reafirmar o caráter estratégico que essa relação tem pra nós. Especialmente, para expressar nossa gratidão por esse gesto, que é muito potente, de colaboração dessas duas instituições, no momento em que a circunstância histórica nos coloca a possibilidade de alçarmos a política cultural do Estado a um patamar de prestígio mais elevado”, acrescentou o secretário.

 

 

13.10.2015

 

Assessoria de imprensa da Secult
(85) 3101-6761 /  secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898