Parceria fortalece ações de prevenção às drogas no Interior

14 de outubro de 2015 - 20:02

O desenvolvimento das diversas políticas públicas pelo Governo do Estado envolve forte articulação intersetorial, em especial na prevenção ao uso de drogas e nos cuidados com a saúde mental. Com essa visão, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) firmou parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Residência Integrada em Saúde (RIS). A ESP/CE é uma vinculada da Secretaria da Saúde do Estado.

 

O acordo potencializa ações de prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social e profissional para pessoas, famílias e comunidades envolvidas com drogas. Inicialmente, serão contemplados seis municípios cearenses que contam com residentes em saúde mental, coletiva e da família, coordenados pela ESP/CE. São eles: Quixadá, Horizonte, Acopiara, Independência, Brejo Santo e Reriutaba.

 

Com vigência inicial até dezembro de 2015, a parceria propiciará vivências para a qualificação dos profissionais de saúde – residentes e preceptores da RIS – no âmbito das Políticas sobre Drogas no Estado do Ceará. Em contrapartida, a SPD obterá a sistematização do fluxograma da rede de atenção municipal sobre drogas, e também reforçará o fomento à instituição de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compod).

 

A reunião de formação e sensibilização dos profissionais de saúde aconteceu na sede da SPD e contou com a presença de 48 residentes e preceptores da RIS. As discussões foram coordenadas por Ondina Canuto e Amanda Frota, respectivamente, coordenadora de Interlocução Interinstitucional da Secretaria e coordenadora da Residência Multiprofissional da ESP/CE.

 

Dentre as atividades da programação, constaram exposição dialogada sobre as políticas sobre drogas dentro do panorama nacional e estadual, apresentação do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD, no bairro Jacarecanga, em frente ao Colégio Liceu, e exposição dialogada sobre conselhos municipais de políticas sobre drogas.

 

A principal ação conjunta viabilizada pela parceria será a participação dos residentes e preceptores de campo nas caravanas itinerantes promovidas pela SPD que percorrerão diversos municípios cearenses nos meses de novembro e dezembro próximos, contando com a presença da unidade móvel e profissionais do CRD, disseminando a Política Estadual sobre Drogas e apoiando a criação dos Compod.

 

Na avaliação de Amanda Frota, a parceria favorece a qualificação dos profissionais sobre monitoramento da ESP/CE na medida em que adquirem conhecimento sobre a política sobre drogas desenvolvida no Ceará. Em paralelo, funcionarão como multiplicadores das ações da SPD. Ainara Tavares Pedroza é enfermeira e residente em saúde mental no município de Horizonte. Entusiasmada, ela fala que ¨a parceria proporciona mais uma oportunidade de conhecimento para a vida profissional”.

 

A coordenadora da Cointer, Ondina Canuto, disse que os residentes e preceptores saíram do encontro com o compromisso de mobilizar as redes de atenção de seus municípios e organizações comunitárias, assim como gestores municipais e representantes do Legislativo, para incentivar a constituição dos conselhos como dispositivos de construção das políticas municipais sobre drogas.

 

A secretária titular da SPD, Mirian Sobreira, vê na integração com a ESP/CE uma oportunidade de fomentar as atividades da Secretaria, com a implementação de ações articuladas nos municípios e territórios vulneráveis, ampliando o acesso de usuários de álcool e outras drogas às diversas políticas públicas, em especial à política sobre drogas.

 

 

14.10.2015

 

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com

 

Ciro Câmara
Gestor de Células / Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil