Rua planejada ajudará no tratamento de crianças com câncer

15 de outubro de 2015

Nesta sexta-feira (16), será dado o primeiro passo para a execução de um projeto que mudará o dia a dia das crianças em tratamento no Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Estado. Às 8 horas, na sede da Associação Peter Pan, parceira do Albert Sabin nos projetos sociais  para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, será realizada a cerimônia de lançamento da pedra fundamental e o início das obras da Rua da Esperança. Trata-se de uma rua autossustentável, com área verde e mais sombra, bancos e espaços para lazer, toda planejada para facilitar a acessibilidade, que une o Hospital Albert Sabin e o Centro Pediátrico do Câncer.  

 

A futura Rua da Esperança é atualmente a rua Alberto Montezuma, no bairro Via União. A rua recebeu um novo nome resultado de um projeto de sustentabilidade idealizado pela Associação Peter Pan e planejado em parceria com o Hospital Albert Sabin, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), e instituições do segmento de arquitetura, construção civil e telefonia da capital. Além das crianças e adolescentes que fazem banner rua esperanca hias 2015tratamento de câncer no Albert Sabin, os acompanhantes, profissionais do hospital, pedestres e moradores do Bairro Vila União terão uma via pública mais humanizada.  

 

A Rua da Esperança priorizará, especialmente, a passagem das crianças entre as unidades do hospital, que poderão trafegar entre um prédio e outro com segurança e tranquilidade e melhorará a mobilidade urbana, onde carros vão circular com velocidade reduzida. Para Marilene Batista de Lima, 32, sentir-se bem e seguro é um alívio para quem passa por ali com frequência. Há dois anos, ela acompanha a filha Gisele Batista Lima, 10, que faz tratamento de câncer no olho. Segundo Marilene, além das sessões de quimioterapia que acontecem uma vez ao mês, ela leva a filha ao hospital para fazer exames a cada oito dias, por isso a importância de valorizar a área para segurança dos pedestres. “É uma boa ideia, vai melhorar a segurança, porque nem sempre os carros param, mesmo com a faixa. A gente precisa parar e eles não param”, fala a mãe.

 

 

Via compartilhada

 

De acordo com Águeda Muniz, titular da Seuma, a ideia de criação de uma via onde fosse possível o uso compartilhado de carros, motos, bicicletas e pedestres foi sugerida logo após uma solicitação de interdição da rua para o fluxo de veículos. Segundo a secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, a Rua da Esperança é um projeto inovador que servirá de modelo para outras vias da capital. “É exemplo de uma intervenção urbana que objetiva, sobretudo, a valorização do logradouro como espaço de convivência harmônica entre diferentes públicos e meios de locomoção”, explica.

 

O projeto é sustentável porque utilizará materiais diferenciados como piso drenante, feito de concreto poroso, possibilitando a drenagem da água, sendo considerado o piso mais ecológico do mercado. Além disso, a elaboração do plano contou com a participação das crianças assistidas pelo Centro Pediátrico do Câncer (CPC), que sugeriram formatos dos bancos e a utilização das cores do arco-íris. A via será pavimentada com piso intertravado (peças de concreto de maior durabilidade e que resistem a grandes movimentos) e terá calçadas acessíveis, evitando desníveis que possam atrapalhar a passagem de pedestres e ciclistas. A Rua da Esperança será uma via com decoração paisagista, formada por uma área completamente verde – arborizada e com jardins suspensos – e também terá fiação subterrânea e tecnologias para o aproveitamento da água.

 

Conforme Sandra Salgado, coordenadora da Associação Peter Pan, o novo espaço de convivência significa benefício principalmente para o público que vem do interior do Ceará que, segundo ela, equivale a 60% dos pacientes e acompanhantes do CPC. “A mãe vai ter um banco, uma árvore, a natureza mais próxima dela, vai resgatar aquela coisa do lar. Entendo que vai trazer lazer e melhorar a circulação das pessoas. Vai ser para os pedestres mesmo”, enfatiza. Para Marfisa Portela, diretora geral do Albert Sabin, além de proporcionar um momento agradável para os funcionários do hospital, as crianças terão um novo espaço para brincar. “Elas não vão ter um ambiente hostil, uma vez que a calçada será diferente e o lugar arborizado”, fala.

 

Com orçamento de R$ 830.352,89, as obras iniciam no dia 16 de outubro de 2015 com previsão de término em janeiro de 2016. A intervenção irá possibilitar a ocupação da via pelos pedestres, inclusive os pequenos pacientes, que poderão interagir com o local. “Como é uma intervenção urbanística de destaque no entorno, as pessoas tendem a ocupar o espaço, as calçadas são adequadas, há iluminação e arborização. A ideia é que as pessoas se sintam seguras para integrar-se a ele”, ressalta Águeda.

 

 

Centro Pediátrico do Câncer

 

O Hospital Infantil Albert Sabin tem um centro especializado em tratamento e serviço de diagnóstico precoce do câncer, referência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro Pediátrico do Câncer (CPC) é mantido através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Associação Peter Pan (APP).
Formado por uma equipe de profissionais especialistas e qualificados para atendimento a crianças e adolescentes com câncer, o CPC conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes onco-hematológicos pediátricos; ambulatório de diagnóstico precoce e laboratório. Neste ano, até o mês de agosto, foram realizados 3.987 atendimentos nos ambulatórios de oncologia e hematologia do Albert Sabin. Atualmente, 117 crianças e adolescentes estão em tratamento no Centro Pediátrico do Câncer.

 

O ambulatório oncológico do Hospital Albert Sabin funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

 

Serviço:
Cerimônia de início das obras da Rua da Esperança
Data: 16 de outubro de 2015 (sexta-feira)
Hora: 8 horas
Local: Associação Peter Pan, na Rua Alberto Montezuma, 350, Vila União, Fortaleza/Ce

 

 

Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

 

 

15.10.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898